Um relacionamento saudável começa a partir de uma aliança com Deus

Casamentos adoecem quando falta presença, e não apenas sentimentos. Por isso, entenda como a presença do Pai é o modelo para um amor verdadeiro

Imagem de capa - Um relacionamento saudável começa a partir de uma aliança com Deus

O amor de aliança, criado pelo Altíssimo, não depende de sorte, coincidências ou da pessoa certa aparecer no momento ideal. Segundo o Bispo Renato e sua esposa, Cristiane Cardoso, relacionamentos sólidos são construídos sobre princípios espirituais, especialmente os da presença e do compromisso. Esse foi o tema abordado na Terapia do Amor desta quinta-feira (25), no Templo de Salomão.

A presença de Deus revela o verdadeiro significado do amor de aliança

A palestra começou desfazendo uma ideia muito comum entre quem sofre na vida amorosa: a de que tudo depende da ‘sorte’. Para o Bispo Renato, quando alguém acredita que “não tem sorte no amor”, está transferindo para o acaso decisões que deveriam ser guiadas pela Palavra de Deus.

“Deus nunca quis ser um Deus distante. Primeiro, Sua presença era representada pela Arca; depois, veio em carne através de Jesus; e hoje deseja habitar dentro de cada pessoa por meio do Espírito Santo. O amor de aliança nasce justamente dessa presença constante. Deus quer caminhar com você todos os dias, participar da sua rotina, ouvir as suas orações e dirigir as suas decisões. Quando recebemos essa presença, deixamos de viver apenas com nossas limitações e passamos a viver sustentados pelo próprio Deus”, explicou o Bispo.

A falta de presença enfraquece os casamentos e também o relacionamento com Deus

Ao aplicar esse princípio à vida conjugal, Renato Cardoso afirmou que muitos relacionamentos não acabam por falta de amor, mas por falta de presença do cônjuge. Trabalho, rotina e distrações ocupam o espaço que deveria ser do parceiro.

“Muitas pessoas oferecem dinheiro, conforto e presentes, mas não oferecem aquilo que o dinheiro não compra: a própria presença. Estar ao lado fisicamente não significa estar presente. Quando a atenção desaparece, a pessoa começa a sentir que deixou de ser prioridade. Presença é perguntar como foi o dia, ouvir com interesse, perceber o que o outro está vivendo e escolher estar junto, mesmo quando outras tarefas parecem mais urgentes. É isso que mantém um amor vivo”, ensinou.

Cristiane Cardoso compartilhou a experiência vivida nos primeiros anos do casamento e explicou como a ausência de atenção produz sentimentos de abandono, mesmo quando não existe traição ou conflitos graves.

“Durante muitos anos eu sentia que estava ali, mas não era realmente vista. A pessoa acredita que está cumprindo seu papel porque trabalha, não faz nada de errado e continua ao lado do cônjuge. Porém, dar atenção é estar presente. Quando você deixa de dar atenção, também deixa de participar da vida da outra pessoa. Ela passa a sentir que incomoda, que disputa espaço com todas as outras prioridades. É por isso que tantas esposas e também muitos maridos reclamam da falta de atenção: eles não querem apenas alguém ao lado, querem alguém verdadeiramente presente”, disse.

Solteiros também constroem um amor de aliança antes do casamento

Em relação aos solteiros, quem deseja viver um relacionamento saudável precisa, primeiro, aprender a ser uma pessoa presente na obra de Deus, nas amizades e nos ambientes onde constrói conexões saudáveis.

O Bispo lembrou que seu próprio casamento com Cristiane aconteceu por meio de uma pessoa que serviu como “ponte” entre ambos. Essa confiança só foi possível porque os dois eram presentes e tinham bom testemunho diante das pessoas que os conheciam.

“Quem procura um amor de aliança precisa viver esse princípio antes mesmo de encontrar alguém. Estar presente na casa de Deus, participar da vida das pessoas, cultivar amizades sinceras e estar disponível para servir constrói uma reputação que abre portas. Ninguém pode oferecer sua presença em seu lugar. Ela exige decisão, compromisso e disposição para sair da zona de conforto. É esse tipo de pessoa que, naturalmente, se aproxima de um relacionamento baseado na aliança”, disse.

Participe:

A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, nos seguintes horários e locais:

  • Catedral do Brás (Av. Celso Garcia, 499) – às 7h, 10h, 12h e 15h.
  • Templo de Salomão (Av. Celso Garcia, 605) – às 20h

Para saber os horários e endereços em outras localidades, clique aqui.

Além disso, se você precisa de aconselhamento, a partir das 18h, toda a equipe de pastores e suas respectivas esposas estarão no hall do Templo de Salomão atendendo a todos que precisam de uma direção para o relacionamento.

Por fim, curta a página oficial da Terapia do Amor no Instagram e fique por dentro dos eventos e novidades sobre a palestra.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock e Cedidas