Um passeio pela história bíblica

A réplica do Tabernáculo de Moisés, o Memorial dos Templos de Jerusalém e o Jardim das Oliveiras Centenárias e o que mais você pode conhecer durante o tour pelo Jardim Bíblico do Templo de Salomão

Imagem de capa - Um passeio pela história bíblica

O Templo de Salomão, em São Paulo, chama atenção por sua grandiosidade e sua beleza. A obra arquitetônica atrai pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. O que muitos não imaginam, no entanto, é que, além dos encontros que acontecem diariamente no Santuário, do lado de fora outras experiências também podem ser vivenciadas no Jardim Bíblico. Nele é feito um passeio, com uma demonstração temática, guiada por um sacerdote (caracterizado como na época do livro de Êxodo), para os visitantes, que regressam ao passado quando conhecem a réplica do Tabernáculo de Moisés, o Memorial dos Templos de Jerusalém e o Jardim das Oliveiras Centenárias.

Em Ezequiel 10.10-12 é possível compreender que o Próprio Deus fez questão que Seu povo soubesse sobre Sua Casa (o Templo e o Tabernáculo), seu significado e seus propósitos: “Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa (…), faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; (…), para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram. Esta é a lei da casa: Sobre o cume do monte todo o seu contorno em redor será santíssimo (…).” Como naquele tempo, conhecer esses detalhes somam lições não apenas históricas, mas, principalmente, espirituais.

MAIS DO QUE HISTÓRIAS
Durante o tour, os visitantes conhecem quatro ambientes que os levam a uma viagem há mais de 3 mil anos, como se caminhassem em algumas histórias documentadas na Bíblia. Os minutos que são passados ali provocam nos participantes reflexões e os convidam para o fortalecimento espiritual. Afinal, são dados esclarecimentos sobre temas essenciais ao desenvolvimento da Fé e da vida com Deus, como o pecado e o arrependimento, as ofertas e os sacrifícios, o temor, a reverência e a disciplina, entre outros.

O ESPAÇO EGÍPCIO
O tour tem início no Antigo Egito, quando é contada a trajetória do povo hebreu, como se tornou escravo, como as dez pragas atingiram o Egito e como alcançou a libertação de centenas de anos de escravidão. As respostas se materializam em um espaço ambientado com elementos cenográficos da novela Os Dez Mandamentos.

O TABERNÁCULO DE MOISÉS
Após libertar o Seu povo da escravidão no Egito, Deus instruiu Moisés a construir um tabernáculo de acordo com o que foi revelado no Monte Sinai. O maior propósito do tabernáculo era ser a habitação de Deus no meio do Seu povo.

O tabernáculo é dividido em três compartimentos. No pátio externo, os participantes podem extrair lições sobre o Altar do Holocausto e a Pia de Bronze. Já no Santo Lugar, local em que somente os sacerdotes podiam entrar para fazer orações no Altar do Incenso, além da manutenção do Candelabro e da Mesa dos Pães, os visitantes podem aprender sobre o poder da oração, sobre a vigilância espiritual e sobre a Fé acesa. Por fim, a Arca da Aliança e o Propiciatório de Ouro podem ser vistos no Lugar Santíssimo (ou no Santo dos Santos) – local que só podia ser frequentado pelo sumo sacerdote que entrava lá uma vez por ano (no Dia da Expiação ou Dia do Perdão – Yom Kippur).

Ao viver essa experiência é possível compreender que cada detalhe tem algo a ensinar e que toda a estrutura revela o plano de Deus para a Salvação da Humanidade por meio de Seu Filho, o Senhor Jesus.

O MEMORIAL DE JERUSALÉM
Na cúpula dourada, os visitantes têm acesso a um complexo interativo e à exposição de elementos históricos, como os brasões das 12 tribos de Israel, as vestes do sumo sacerdote e dos sacerdotes, a sarça do Sinai, o shofar (um dos instrumentos de sopro mais antigos do mundo) e a madeira de acácia. Além disso, conhecem as réplicas de utensílios do Templo e seus significados.

O JARDIM DAS OLIVEIRAS
As oliveiras centenárias que adornam o local remetem ao Jardim do Getsêmani. Ali é possível ver a prensa que era usada para extrair o azeite das olivas.

COMO PARTICIPAR
Embora os agendamentos não sejam obrigatórios, eles garantem que os passeios estão disponíveis. A credencial pode ser retirada na Tenda da Esplanada ou no dia e horário pré-agendados pelo e-mail passeio@jardimbiblico.com ou pelo WhatsApp (11) 3573-3641.
Em tempos de pandemia, todas as precauções sanitárias são respeitadas, como distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel e número limitado de participantes.

*Com contribuição do sacerdote do Templo de SAlomão

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Demétrio Koch