Um mês de cuidados

Grupo da Saúde promove ações em todo o Brasil em benefício da saúde da mulher

Imagem de capa - Um mês de cuidados

A campanha Março Lilás visa conscientizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer do colo de útero. Esse tipo de câncer, um tumor maligno, é frequentemente causado por infecções persistentes de certos tipos de papilomavírus humano (HPV).

No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, segundo o Ministério da Saúde. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que aproximadamente 17 mil novos casos ocorreram em 2023.

Palestras do GSU
Diante dos números alarmantes de novos casos de mulheres diagnosticadas com essa doença, o Grupo da Saúde Universal (GSU) promoveu, durante o mês de março, em todo o Brasil, palestras sobre a enfermidade e como combatê-la.

Mais de 32 mil pessoas foram beneficiadas com as ações. Cerca de 1.200 profissionais da área se envolveram com a iniciativa e mais de 6 mil voluntários ajudaram na divulgação e na realização das palestras.

Júlia Barbi, ginecologista e obstetra, foi uma das profissionais que orientaram milhares de mulheres sobre o assunto e destacou: “sabemos que é muito importante abordar esse assunto, principalmente por se tratar de um câncer que atinge mulheres de todas as idades, principalmente a partir dos 40 anos. Outro ponto importante a ressaltar sobre a doença é que ela é totalmente prevenível. Essa campanha é justamente para falar de prevenção e conscientização, além dos cuidados que devem ser tomados.”

Já Vanessa Melo, nutricionista e especialista em saúde da mulher, ressaltou que “a alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento do câncer do colo do útero. Estudos apontam que alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes, verduras e grãos integrais, podem fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater infecções, incluindo as pelo HPV, que é um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer do colo do útero”.

Aprendizados
A voluntária Carla Daniela relata sua experiência ao participar da ação: “tive a oportunidade de participar da palestra que teve o objetivo de ensinar, ajudar e alertar as mulheres para a prevenção do câncer do colo do útero. Recebi explicações importantíssimas sobre os cuidados com a saúde da mulher que eu desconhecia. Aprendi que é importante prevenir desde cedo e que falar do assunto ou buscar ajuda, se for necessário, não causa nenhum tipo de constrangimento à mulher”.

Já a biomédica Stella Gonçalves Cavalcante contou que, “além de aprender mais sobre os riscos do câncer do colo do útero, pude aprender como podemos prevenir a doença adotando hábitos inteligentes, como uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas”. Outra ação fundamental para evitar o HPV e suas consequências é a vacinação, que está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça a GSU
Pensando nesse cuidado com as mulheres e tantas outras pessoas que sofrem com doenças pela falta de conhecimento, o GSU realiza frequentemente palestras sobre diferentes tipos de cuidados com o corpo. Além disso, também busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a alma.

“Nós, do Grupo da Saúde Universal, consideramos muito importante falar de prevenção e conscientização de doenças. É fundamental fazer isso porque ajuda diversas pessoas a entenderem os riscos de cada doença, a tomarem mais cuidado com sua saúde e a adotarem hábitos mais saudáveis. O intuito dessas ações e palestras é fazer que os participantes procurem, de forma rápida e preventiva, os cuidados médicos adequados, pois sabemos que muitas pessoas sofrem por falta de informações”, diz o Pastor Sandro Vasques, responsável pelo trabalho do GSU em São Paulo.

Já o Bispo Eduardo Ribeiro, responsável pela atuação do GSU no Brasil, afirma que “essas palestras são fundamentais, pois, além de abordarem temas importantes, também ajudam no esclarecimento de diversas doenças”.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: cedidas