Um homem pode namorar com uma jovem menor de idade?

No programa Escola do Amor Responde, um aluno disse que está namorando uma jovem menor de idade. Eles moram em Estados diferentes e mantêm um relacionamento a distância. A família da namorada dele, porém, não aceita o namoro por conta da idade da jovem. O aluno explicou que ia terminar o relacionamento, mas a namorada pediu que ele não fizesse isso. Ele relatou que ama a jovem, mas ela tem depressão.

ALUNO – Minha namorada é do Paraná e eu sou de Santa Catarina. Nos encontramos por meio de um site de relacionamentos e nos comunicamos pelo WhatsApp. Conversamos há alguns meses e confiamos um no outro. A mãe e os irmãos dela, no entanto, não aceitam o nosso namoro por causa da idade dela. Quase terminamos o namoro, mas minha namorada não quer isso. Ela me pediu que eu não a abandone. Eu acho ruim que a família dela não aceite nosso relacionamento. Ela tem depressão. Eu a amo, tenho um carinho imenso por ela e meu respeito por ela é maior ainda. Ela gosta de mim também. O que eu faço? Continuo o namoro ou a abandono?

RENATO – Nós vimos fotos suas e de sua namorada por meio de uma rede social, visto que você enviou a pergunta por meio dela. Há uma disparidade muito grande entre vocês, tanto que a família dela não quer que ela mantenha esse tipo de contato. Pela foto, sua namorada deve ter no máximo 16 anos, ou seja, você está conversando com uma menina, com uma criança, e você é um homem adulto. Ela é menor de idade, a família dela não quer esse relacionamento e isso passa de todos os limites. Isso não é apropriado. Você está enrolando essa moça e está perdendo tempo de sua vida e usando o dela também. Mesmo vendo que a família dela não aceita essa situação, você insiste nela. Isso demonstra que essa relação é doentia. Você é um “homem barbado”, o que você acha que está fazendo com essa jovem? O que pensa que está fazendo ao ir contra a vontade da família dela? Você está colocando-a contra a família. Você não está se ajudando nem a está ajudando, por mais que ela fale que goste de você. Você precisa despertar, ser homem de verdade, se colocar no seu lugar e no lugar dos pais dela. Se você tivesse uma filha adolescente, com certeza você não gostaria que alguém adulto mantivesse esse contato com ela.

CRISTIANE – Isso é um sinal de muita carência, tanto da sua parte quanto da parte dela. Não faz sentido você investir em um relacionamento no qual vocês não se encontram. Quando você entra em um relacionamento você deseja aproximação. Você namora, pois deseja se casar um dia. No entanto vocês nunca se viram. Acredito que ela veja em você a figura de um pai e você veja nela a figura da mulher dos seus sonhos, que depende de seu carinho, de suas palavras de amor e que se lembre de você.

RENATO – Vocês vivem no mundo da fantasia. Vocês só não se encontraram ainda porque, além da distância, provavelmente começaram a conversar quando ela ainda era criança. Isso beira a pedofilia, meu caro. Você tem que despertar para isso. Há algo doentio dentro de você e isso não acabará bem. Se você a ama – o que é algo absurdo de se dizer, pois você nunca a viu –, faça o certo por ela: deixe-a seguir a vida sozinha, tanto por ela quanto por você.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images