Um homem leal a si mesmo
Abner, um importante personagem da Bíblia e da série Reis, da Record TV, revela em sua história as consequências da busca desenfreada pelo poder
Muitos personagens secundários das superproduções bíblicas são construídos com base em fragmentos da história, mas não é o caso de Abner, interpretado por Dudu Pelizari em Reis, da Record TV. As diversas menções a Abner nos relatos bíblicos sobre Saul (Carlo Porto) e Davi (Cirillo Luna) ajudaram a construir em detalhes a personalidade e a jornada dele na série.

Na Bíblia, Abner é apresentado como primo de Saul e comandante do Exército de Israel. “Além de ser omisso com toda a perseguição de Saul contra seu melhor soldado, Davi, ele foi capaz de se relacionar com a concubina de Saul, o que para a época era um escândalo, já que significava total falta de respeito para com Saul.
Sem contar que ele não teve descendência, o que significa dizer que provavelmente não se casou”, afirma a autora de Reis, Cristiane Cardoso, à Folha Universal.
A dubiedade de suas ações
Com o uso de uma licença poética, o telespectador já viu Abner ser idealizado pelos anciãos como futuro rei de Israel, se infiltrar entre os filisteus e até se envolver com Ainoã (Francisca Queiroz), esposa de Saul. Tantas reviravoltas em sua história foram inseridas para ajudar o público a entender o personagem dúbio que Abner é, levando em consideração a sucessão de decisões equivocadas dele que a Bíblia descreve e que continuarão a ser reveladas na série.
Sua lealdade é algo que se destaca, mas as atitudes dele revelam o perigo do desequilíbrio dessa característica: “Abner era leal a si mesmo e ao que o Exército representava para ele, ou seja, poder.

Pessoas que são leais aos seus próprios planos e sonhos pessoais se esquecem que Deus está acima delas e que nem sempre o que querem ou sonham em ter é da Vontade dEle”, diz Cristiane.
Desde o início da jornada do comandante do Exército de Israel, vemos que Abner é um grande e influente líder. Ao longo das temporadas, a autora destaca que uma das lições que esse personagem trará é “que o poder pode dar status, mas não é capaz de fazer uma pessoa ser admirada, a não ser que ela o use a serviço de Deus”. É justamente por isso que, apesar de ter todos os atributos para ser rei, ele não foi escolhido pelo Senhor.
O que esperar de Abner em Reis
Há alguns spoilers bem claros na Bíblia sobre Abner, então ele ainda permanecerá em Reis por mais algum tempo. Depois da morte de Saul, por exemplo, ele não aceitará Davi como rei de Israel. “Abner vai tentar continuar o reinado de Saul por meio do único filho que sobrevive à última batalha contra os filisteus, Isbosete e, com isso, vai se esforçar, lutar, fazer de tudo e não suceder, afinal, lutar contra os planos de Deus é lutar contra si mesmo”, antecipa.

A imprudência de Abner dividirá Israel em dois reinos. Reconhecendo que seus planos foram por água abaixo, ele fará um acordo com o rei Davi com a intenção de se manter no poder, mas terá um final trágico, como relatado no capítulo 3 de 2 Samuel. O povo lamentará sua morte “porque Davi leva o povo a ser como ele e ver o lado bom das pessoas, como fez com Saul”, diz a autora, que explica que Abner será considerado “um príncipe porque guerreou e sua morte não será a de um vilão, mas de um homem que simplesmente não temeu a Deus”.
Não faltarão cenas e lições desse personagem que “representa pessoas que fazem de tudo para manter o poder, mesmo que ele acabe com sua vida pessoal e sua reputação”, conclui Cristiane. Acompanhe Reis de segunda a sexta-feira, com reprise aos sábados, a partir das 21h, na Record TV.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo