Um câncer avançado, o corpo debilitado e a Fé em ação
Sandra Carvalho ignorou o que os olhos viam para crer no invisível
A fisioterapeuta Sandra Maria Carvalho da Luz, de 75 anos, mora no Rio de Janeiro e conta que sempre cuidou da saúde, mas, em agosto de 2020, sentiu um grande mal-estar: “eu sentia muitas dores no abdômen, não conseguia me alimentar, pois vomitava tudo, e com isso veio a fraqueza”.
Sandra Maria procurou vários médicos, mas seu problema não foi resolvido. A situação se agravou e ela apresentou sangramentos e expeliu fezes pela boca. Ela foi, então, submetida a uma colonoscopia, exame que permite avaliar o intestino grosso e o intestino delgado, e o resultado revelou um câncer em estado avançado. O tumor estava obstruindo seu intestino e a situação causou uma anemia profunda em decorrência de uma hemorragia.
“Os médicos me disseram que não havia o que fazer, pois o câncer já estava muito avançado. Eu não tinha nenhuma chance e me mandaram para casa. Eu tomava vários remédios, mas eles só pioravam o mal-estar”, recorda Sandra Maria. A fraqueza era tão intensa que ela ficou impossibilitada de andar e emagreceu rapidamente, passando de 78 quilos para 36 quilos.
Ela já frequentava a Universal e esclarece como reagiu diante do prognóstico médico: “eu confiei em Deus e parti para o uso da fé, que era a única ferramenta que eu tinha. Claro que, às vezes, vinham o medo e os pensamentos de que eu morreria, mas eu logo repreendia aqueles sentimentos e não me deixava dominar. Apesar de estar em uma cadeira de rodas, eu ia todos os dias às reuniões na Universal, levada por minha filha. A situação exigia que eu fizesse isso, pois eu cria que minha cura estava em processo”.
O corpo fraco e a Fé forte
Sandra Maria revela que, mesmo debilitada, não se dava por vencida e fazia o que a Fé lhe pedia: “eu passei a obedecer ainda mais ao que o homem de Deus falava no Altar. Eu bebia todos os dias a água consagrada aos domingos na Universal, a colocava nas minhas refeições e ainda tomava banho com ela. Eu sempre tive certeza da minha cura e que ela seria para glorificar o nome de Jesus em minha vida”.
Assim como a pessoa que se deixa levar por uma palavra de derrota sofre consequências ruins, a pessoa que se apoia na Palavra de Deus se fortalece. “Um dia, depois de chegar na igreja carregada pela minha filha, o pastor chamou os doentes à frente do Altar para receberem uma oração, eu fui e ele leu essa Palavra: “E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde” (Mateus 8.7). Eu me apeguei a essa Palavra com todas as minhas forças. Ela era para mim e me sustentou nos dias maus. Também me ajudou a ter esperança e Fé para buscar pela minha cura”, afirma.
De acordo com os médicos, ela teria que passar por uma transfusão de sangue por causa da anemia. Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia não eram opções seguras, uma vez que ela estava muito fraca. Sandra Maria relata que os dias foram passando e internamente se fortalecia uma certeza: a de que seu milagre se concretizaria.
Aos poucos, o organismo foi aceitando a alimentação, as dores foram sumindo, a força nas pernas voltou e nem a cirurgia nem a transfusão foram realizadas. Ao repetir os exames depois de seis meses da descoberta do câncer, veio a alegria que ela já era esperava: Sandra Maria estava curada e o carcinoma e seus vestígios tinham desaparecido, o que surpreendeu os médicos que a acompanhavam.
Ela descreve como está atualmente: “já se passaram quatro anos e nunca mais tive nenhum sintoma. Passo com a oncologista para cumprir protocolos e a médica sempre afirma que não há vestígios de câncer. Graças a Deus, sou saudável, pratico atividade física e sirvo a Deus com alegria como obreira. Deus não falha: eu sou um milagre”.
Atenção: A Universal ensina a prática da Fé espiritual associada ao tratamento médico recomendado a cada paciente.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!
Cura pela fé
Você também pode usar a fé e obter a cura para si mesmo, ou para um familiar. Participe da Corrente dos 70, que ocorre todas as terças-feiras. Encontre uma Universal mais próxima.