Trump anuncia direito à oração em escolas públicas dos Estados Unidos

Na Casa Branca, autoridade abordou o tema da perseguição religiosa

Imagem de capa - Trump anuncia direito à oração em escolas públicas dos Estados Unidos

O presidente Donald Trump sinalizou interesse em reduzir a discriminação religiosa nas escolas públicas dos Estados Unidos.

No Salão Oval, da Casa Branca, o Governo anunciou que atualizará as orientações federais para a realização de orações em instituições de ensino públicas, além de outras iniciativas para proteger a liberdade religiosa dos estudantes.

Direito de orar nas escolas públicas

Rodeado de alunos, Trump afirmou: “Nesta tarde, estamos orgulhosamente anunciando medidas históricas para proteger o direito da Primeira Emenda de orar nas escolas públicas. Então você tem o direito de orar. E esse é um direito muito importante e poderoso. Não há nada mais importante do que isso, eu diria”.

O presidente também estava acompanhado da secretária de educação, Betsy DeVos, e do procurador-geral adjunto, Jeffrey Rosen.

“É por isso que, hoje, meu governo está emitindo novas orientações fortes para proteger a liberdade religiosa em nossas escolas públicas. O direito dos alunos e professores de exercer livremente sua fé sempre será protegido, incluindo o direito de orar”, acrescentou a autoridade.

Dia da Liberdade Religiosa

No dia anterior, o Governo publicou uma proclamação oficial sobre o tema dizendo: “Em suas páginas iniciais, a história da América está enraizada na verdade de que todos os homens e mulheres têm o direito de seguir sua consciência, adorar livremente e viver de acordo com suas convicções. No Dia da Liberdade Religiosa, honramos o elo fundamental entre liberdade e fé em nosso país e reafirmamos nosso compromisso de salvaguardar a liberdade religiosa de todos os americanos”.

Tradicionalmente, Trump tem apoiado a fé cristã e a liberdade religiosa em sua gestão. Por exemplo, as “orientações federais para orações” citadas pelo presidente não são atualizadas desde 2003. E, agora, o Governo retoma o tema.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução C-Span.org