Transtorno do Espectro Autista, como perceber os sinais?

A cada 44 crianças uma possui algum grau de autismo. Entenda

Imagem de capa - Transtorno do Espectro Autista, como perceber os sinais?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental.

Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida e podem apresentar dificuldade de interação social, como manter o contato visual, compreender gestos comunicativos, de identificar expressões faciais, expressar as próprias emoções e fazer amigos.

Também é possível apresentar dificuldade na comunicação, como dificuldade para iniciar e manter um diálogo. Outro sinal importante de ser observado são as alterações comportamentais, tais como manias, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e apego excessivo a rotinas.

Um estudo estadunidense Autism and Developmental Disabilities Monitoring (ADDM), apontou que uma a cada 44 crianças na faixa etária de oito anos possui algum grau de autismo.

De acordo com o portal brasileiro Canal Autismo, no Brasil o número de diagnóstico de autismo chega a 4,8 milhões pessoas.

O diagnóstico 

O diagnóstico apropriado de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional mais precoce possível, pode trazer melhores resultados a longo prazo.

O autismo é duas a quatro vezes mais frequente em meninos do que em meninas.

O diagnóstico é essencialmente clínico e feito a partir de observações da criança, entrevista com os pais e aplicação de instrumentos específicos. Os instrumentos de vigilância do desenvolvimento infantil são sensíveis para detectar alterações sugestivas de TEA, que deve ser devidamente aplicados durantes consultas na Atenção Primária à Saúde.

Tratamento

O uso de remédios só são prescritos quando há presença de agressividade, ou em casos de depressão.

O tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pedagogos e psicólogos. Sempre de acordo com o grau de dificuldade de cada criança.

Palestra de Capacitação para Educação Bíblica Infantil Inclusiva

Independente das suas limitações, todos são seres únicos, diferentes e com potencialidades a serem descobertas.

Por isso, precisamos de um sociedade inclusiva, principalmente na igreja, que deve estar apta para receber todas as pessoas e incluí-las no seu ambiente de fé.

A UNIGREJAS e a ABADS estão promovendo uma Palestra de Capacitação para Educação Bíblica Infantil Inclusiva, com foco em crianças com deficiências intelectuais.

Como faço para me inscrever?

1º passo: Fazer imediatamente a contribuição administrativa de 50,00 (cinquenta reais) pelo PIX ou transferência bancária.

Chave PIX: eventos@unigrejas.com

2º passo: Fazer a inscrição no link http://unigrejas.app.br/eventos/abads-curso-de-capacitacao-para-educacao-biblica-infantil-inclusiva-9, adicionar o comprovante para encomenda do material e certificado de participação .

3º passo: Comparecer dia 12 de fevereiro, às 15h, na Sede da Unigrejas em São Paulo ou em uma sede estadual ou regional da Igreja Universal do Reino de Deus para receber o livro de estudo e participar da palestra.

Para informações e esclarecimentos mensagem WhatsApp para (11) 9 5845-0103

*Em todas as sedes estaduais ou regionais da Igreja Universal do Reino de Deus.

*Informações Apoio UNIGREJAS, ABADS e FTU.

Confira o vídeo abaixo com mais detalhes:

imagem do author
Colaborador

Unigrejas / Foto: Freepik