‘Passando a Bola’ incentiva adolescentes a praticar atividades físicas e trabalhar em equipe

Final da “Copa da Capital SP” ocorrerá neste domingo (10) no Ginásio Geodésico, em Osasco

Imagem de capa - ‘Passando a Bola’ incentiva adolescentes a praticar atividades físicas e trabalhar em equipe

O programa social Força Teen Universal (FTU), por meio da iniciativa “Passando a Bola” — que promove a prática de atividades esportivas com adolescente entre 11 e 14 anos — realizará no próximo domingo (10), às 14h, a final da “Copa da Capital SP”, no Centro Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva – Ginásio Geodésico, em Osasco (SP).

A “Copa da Capital SP” reúne equipes de futsal masculinas e femininas de diferentes regiões de São Paulo. O evento deste domingo contará com três grandes finais: Categoria Sub-12 (Templo x Norte), Categoria Sub-15 (Norte x Templo) e Categoria Feminina (Zona Sul x Guarulhos).

O programa social estima reunir cerca de mil pessoas — entre adolescentes, familiares e voluntários — para assistir e torcer pelos times finalistas. Mas, além disso, haverá atrações para o público, como apresentações de dança e ginástica rítmica, e também uma partida de futsal especial entre pais e voluntários do FTU.

Walber Barboza, responsável pelo FTU, explica que o “Passando a Bola” trabalha, por meio do esporte, a integração do adolescente com a família e as amizades. “São desenvolvidos os cinco pilares da convivência: respeito, dedicação, força, humildade e companheirismo. E estes são princípios que ajudam a formar o caráter dos adolescentes, assim como, auxilia-os a construírem melhor seus relacionamentos”.

“Ficou muito evidente a união entre eles, o quanto aprenderam a trabalhar em equipe, além de se esforçarem bastante para chegar até a final. Além disso, os pais apoiaram muito, vendo como uma oportunidade de tirar os adolescentes não só das ruas, como também da frente das telas”, finaliza Barboza.

De acordo com uma recente pesquisa publicada na BMC Psychiatryo, os adolescentes são os mais afetados pela nomofobia — ansiedade irracional que uma pessoa sente quando não tem acesso ao celular.

A fim de manter os adolescentes envolvidos com atividades saudáveis, o FTU está desenvolvendo torneios esportivos, não só na capital paulista, como também nos 26 estados e no Distrito Federal.

imagem do author
Colaborador

UNIcom