Todo filho precisa ser criado de forma inteligente pelos pais
Saiba quais atitudes podem refletir na vida futura deles
Em recente entrevista concedida a um renomado portal de notícias internacional, a cirurgiã pediátrica americana e professora da Universidade de Chicago (cidade mais populosa do estado de Illinois, nos Estados Unidos), Dana Suskind, revelou – com base em suas pesquisas – cinco ideias sobre como conversar com um filho pequeno para “construir” o seu cérebro.
De acordo com a publicação, Dana aponta que ter o filho como um parceiro de conversas, desde o primeiro dia de vida, ajuda a: desenvolver habilidades matemáticas; falar positivamente, elogiando mais o esforço do que a criança; estimular a autonomia, em vez de apenas a obediência.
Essas percepções foram reforçadas com um estudo realizado em 1995, onde foram avaliadas crianças com menos acesso à linguagem. Além disso, ela observou também, por meio de crianças que receberam implantes cocleares – utilizados para casos de surdez profunda – que os que mais desenvolveram habilidades de se comunicar foram aqueles que moravam em lares com mais diálogo, interação e mais variedade de vocabulário.
A arte de educar os filhos
Além de estimular a capacidade motora dos filhos, despertando a atividade cerebral deles, é fundamental que os pais entendam a importância de agir de forma inteligente, a fim de torná-los homens e mulheres de verdade, pessoas dignas e que respeitem o próximo.
Em seu blog oficial, o escritor Renato Cardoso menciona dicas inteligentes de como estimular, formar, educar e disciplinar os filhos. Segundo ele, uma coisa que os pais precisam saber é que eles não devem entrar em discussão com seus filhos pequenos. Além disso, o que a criança precisa é perceber a autoridade na palavra dos pais.
“Você, pai ou mãe, precisa discernir e exercer o seu papel como autoridade para seus filhos. Se a criança tem que ir para a cama às 9h da noite, não discuta com ela sobre isso. Resuma-se, no máximo, a dar-lhe uma razão que ela possa entender, por exemplo, levantar cedo para ir à escola. No mais, apenas faça cumprir o que você disse”, explica o escritor.
Renato ainda completa: no momento em que os pais descem seu nível para tentar discutir ou convencer a criança de alguma ordem ou regra dada, já perdeu a discussão.
Então, aproveite os momentos e tenha mais tempo para os seus filhos. Procure sentar junto durante as refeições; converse mais sobre o que está acontecendo na vida da família; se interesse pela vida escolar deles; faça as tarefas escolares com eles ou pratique qualquer outra atividade que os mantenham mais próximos.
Caso esteja enfrentando alguma dificuldade de relacionamento com o seu filho e não sabe como isso pode ser solucionado, participe da palestra Transformação Total de Pais & Filhos, domingo, às 18h, com Renato e Cristiane Cardoso, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605 – Brás, zona leste da capital paulista, e encontre o direcionamento que está faltando.