Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 6 de setembro de 2018 - 00:05


Tiago: filho de Alfeu

Conheça um pouco mais sobre a história desse discípulo, que também aparece na novela Jesus, exibida pela Record TV

Na novela Jesus, há um personagem muito discreto, sensível e envolvido com o seu mundo interior: Tiago, filho de Alfeu. Na cena abaixo, podemos conferir um pouco mais sobre ele:

No contexto do Novo Testamento, há três “Tiagos” relacionados diretamente com o Senhor Jesus.
Primeiro, temos o Tiago, irmão de João, que também era discípulo. Esse Tiago vinha de uma família tradicional e sempre acompanhava Pedro e João. Ele também foi o primeiro mártir entre os discípulos, porque estava na linha de frente da condução da igreja primitiva, após a ressureição de Cristo.
Depois, temos o Tiago meio-irmão do Senhor Jesus – ele era filho de José e Maria (Gálatas 1.19). Quando o Messias começou Seu ministério, esse Tiago não O valorizava. Porém, sua fé se desenvolveu e ele se tornou um importante líder na condução da igreja primitiva em Jerusalém, após a ressureição. Na novela Jesus, ele é Tiago Justo.
E por último temos Tiago, o menor (Marcos 15.40), que também fazia parte dos doze. As únicas informações sobre ele que a Bíblia apresenta é que era filho de Alfeu (Lucas 6.14-16) e que sua mãe presenciou a crucificação (Marcos 15.40 e João 19.25).
A personalidade inexpressiva de Tiago nos faz pensar que o Senhor Jesus deseja receber e usar todos os tipos de pessoas, basta que esse alguém se coloque à disposição dEle. Talvez, aos olhos humanos, alguém como Tiago seria incapaz de conduzir um grupo de pessoas até Cristo. Mas, por meio do Espírito Santo, foi o que ele fez.
Em uma das cartas de Paulo aos coríntios, vemos que era característico por parte dos apóstolos a manifestação de milagres e maravilhas (2 Coríntios 12.12). Então, certamente, Tiago também apresentava esses sinais, pois fazia parte desse grupo na igreja primitiva (Atos 1.13).
Há pessoas que se sentem inferiores, possuem baixa autoestima e acham que não são capazes. Porém, quando há a ação do Espírito Santo, elas são impactadas por uma transformação interior completa. Todos os complexos, as mágoas, as lembranças ruins, os pensamentos de derrota, são eliminados e elas passam a crer apenas na fé verdadeira.
Para o mundo, Tiago pode não ter feito algo de muito especial, mas para o Senhor Jesus ele foi um importante instrumento de divulgação da Sua mensagem – cumpriu com a missão mais importante que alguém pode receber.
Você também pode fazer como Tiago: coloque-se à disposição do Senhor Jesus.
Novela Jesus
Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45. Essa superprodução retrata em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.


  • Daniel Cruz / Foto: Munir Chatack 


reportar erro