Tiago: filho de Alfeu

Conheça um pouco mais sobre a história desse discípulo, que também aparece na novela Jesus, exibida pela Record TV

Imagem de capa - Tiago: filho de Alfeu

Na novela Jesus, há um personagem muito discreto, sensível e envolvido com o seu mundo interior: Tiago, filho de Alfeu. Na cena abaixo, podemos conferir um pouco mais sobre ele:

No contexto do Novo Testamento, há três “Tiagos” relacionados diretamente com o Senhor Jesus.
Primeiro, temos o Tiago, irmão de João, que também era discípulo. Esse Tiago vinha de uma família tradicional e sempre acompanhava Pedro e João. Ele também foi o primeiro mártir entre os discípulos, porque estava na linha de frente da condução da igreja primitiva, após a ressureição de Cristo.
Depois, temos o Tiago meio-irmão do Senhor Jesus – ele era filho de José e Maria (Gálatas 1.19). Quando o Messias começou Seu ministério, esse Tiago não O valorizava. Porém, sua fé se desenvolveu e ele se tornou um importante líder na condução da igreja primitiva em Jerusalém, após a ressureição. Na novela Jesus, ele é Tiago Justo.
E por último temos Tiago, o menor (Marcos 15.40), que também fazia parte dos doze. As únicas informações sobre ele que a Bíblia apresenta é que era filho de Alfeu (Lucas 6.14-16) e que sua mãe presenciou a crucificação (Marcos 15.40 e João 19.25).
A personalidade inexpressiva de Tiago nos faz pensar que o Senhor Jesus deseja receber e usar todos os tipos de pessoas, basta que esse alguém se coloque à disposição dEle. Talvez, aos olhos humanos, alguém como Tiago seria incapaz de conduzir um grupo de pessoas até Cristo. Mas, por meio do Espírito Santo, foi o que ele fez.
Em uma das cartas de Paulo aos coríntios, vemos que era característico por parte dos apóstolos a manifestação de milagres e maravilhas (2 Coríntios 12.12). Então, certamente, Tiago também apresentava esses sinais, pois fazia parte desse grupo na igreja primitiva (Atos 1.13).
Há pessoas que se sentem inferiores, possuem baixa autoestima e acham que não são capazes. Porém, quando há a ação do Espírito Santo, elas são impactadas por uma transformação interior completa. Todos os complexos, as mágoas, as lembranças ruins, os pensamentos de derrota, são eliminados e elas passam a crer apenas na fé verdadeira.
Para o mundo, Tiago pode não ter feito algo de muito especial, mas para o Senhor Jesus ele foi um importante instrumento de divulgação da Sua mensagem – cumpriu com a missão mais importante que alguém pode receber.
Você também pode fazer como Tiago: coloque-se à disposição do Senhor Jesus.
Novela Jesus
Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45. Essa superprodução retrata em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Munir Chatack