Terra gira mais rápido e tem dia mais curto (novamente)
O que está acontecendo com o planeta?
O dia 5 de agosto deste ano foi um dos mais rápidos já registrados até o momento. Embora o relógio marque as mesmas 24 horas para cada dia, a rotação da Terra em seu próprio eixo pode variar.
Terra gira mais rápido e tem dia mais curto:
- A diferença é de apenas 1,25 milissegundo em comparação com os 86,4 mil segundos de um dia.
- Embora pareça ser um tempo pequeno, este registro pode indicar que algo que está acontecendo com o nosso planeta.
- Por exemplo, este ano foi atípico com relação à geologia da Terra.
- Logo em fevereiro, uma sequência de mais de 500 terremotos atingiu a ilha de Santorini, na Grécia.
- Pesquisadores notaram que o núcleo da Terra está sofrendo deformidades. Há diferenças de aproximadamente 100 metros de altura na superfície desta esfera composta majoritariamente por níquel.
- Além disso, o Universal.org já noticiou que o planeta está girando mais rápido desde 2020 e não há um consenso sobre os motivos para este fenômeno. Em 2025, bateu-se um novo recorde. Algumas hipóteses foram apresentadas, como: movimentos no núcleo da Terra; deslocamentos de massa causados pelo derretimento de geleiras; variações nas correntes oceânicas e nos ventos; a oscilação de Chandler, que é um pequeno desvio no eixo de rotação da Terra; a Lua também influencia o movimento das marés.
- Em 10 de maio, nos Estados Unidos (EUA), um terremoto atravessou de um estado para o outro: no Tennessee (nas cidades Knoxville e Chattanooga) até chegar na Geórgia (em Atlanta) e, igualmente, da Carolina do Norte (na cidade de Asheville) até a Carolina do Sul (na cidade de Greenville).
- No dia 11 de maio, um terremoto atípico, de magnitude 4,5, sacudiu 21 cidades do estado de Nuevo León, no México.
- No final de julho, ocorreram 5 terremotos na região de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Rússia. E, no dia 29 do mesmo mês, um tsunami se concretizou, após novos tremores na região.
- Soma-se o fato de que o aquecimento global é uma realidade e tem causado profundas transformações na vida da superfície da Terra. Neste ano, por exemplo, a Argentina registrou a maior onda de frio em 34 anos. Em agosto do ano passado, animais ficaram congelados na Patagônia.
Nas entrelinhas:
- Quando a humanidade iniciou o processo de desobediência contra Deus no Jardim do Éden (Gênesis 3), o pecado afetou não somente os seres humanos, mas toda a criação Divina.
- Na Bíblia, o apóstolo Paulo explica: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Romanos 8:22,23).
- A escolha pela expressão “dores de parto” é intencional. Paulo quis ilustrar que assim como as dores do parto de uma mãe são cada vez mais frequentes e intensas conforme o nascimento da criança se aproxima, será também com o fim dos tempos. Quanto mais próximo da consumação dos séculos estivermos, mais os sinais seriam fortes e presentes.
- E não é o que temos visto nos noticiários? Cada vez mais os acontecimentos que apontam para o tempo do fim demarcam o quadro geral.
- Segundo o Senhor Jesus, os sinais seriam: “E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em Meu Nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores” (Mateus 24:3-8).
- Posteriormente, o fim propriamente dito será marcado com o surgimento do anticristo, que dará início ao seu domínio e concluirá o processo de distanciamento entre criatura e Criador, iniciado no Jardim do Éden. É isto o que significa a abertura do “primeiro selo” (Apocalipse 6). A humanidade experimentará o ápice de sua rebeldia contra Deus, que terminará julgando os povos (Apocalipse 20).
O que mais você precisa saber:
- Como não é possível trazer toda a explicação a respeito do fim bíblico aqui, confira o livro “A Terra vai pegar fogo“, de autoria do Bispo Renato Cardoso, que esclarece capítulo por capítulo o livro bíblico de Apocalipse.
- Na plataforma Univer Vídeo, você também encontra conteúdos sobre o tema.
- Além disso, aos domingos, às 18h, no Templo de Salomão, ocorre a “Vigília pela sua Alma”. Participe e acompanhe lições de fé a respeito do fim dos tempos.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo