Terapia do Amor ensina importância do diálogo inteligente nos relacionamentos

Encontro desta noite (18), com o Bispo Renato e sua esposa, Cristiane Cardoso, abordou o assunto. Confira

Imagem de capa - Terapia do Amor ensina importância do diálogo inteligente nos relacionamentos

Nesta quinta-feira (18), aconteceu mais um encontro da Terapia do Amor, conduzida pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso. A palestra destacou, sobretudo, a importância do diálogo inteligente nos relacionamentos e trouxe ensinamentos práticos tanto para casais quanto para solteiros.

Antes da reunião principal, aconteceu também a Hora dos Solteiros, que neste mês teve como tema “Além das Aparências”. A atividade trouxe dinâmicas e orientações para quem deseja iniciar um relacionamento baseado no amor inteligente.


O perigo de não conversar:

O Bispo Renato explicou que muitos casais entram em ciclos de conflitos porque não sabem conversar sem brigar. Ele alertou:

“Muitos casais começam uma conversa e terminam em discussão. Quando isso acontece repetidamente, eles passam a evitar o diálogo e empurram os problemas para ‘debaixo do tapete’. Esse ciclo precisa ser quebrado, e tanto solteiros quanto casados precisam aprender como dialogar para prevenir e resolver conflitos.”

Ele acrescentou que a Caminhada do Amor, evento anual da Terapia do Amor, é uma oportunidade única para desenvolver essa habilidade.


A comunicação que cura feridas:

Cristiane Cardoso ressaltou que a falta de diálogo sobre assuntos aparentemente pequenos pode gerar grandes mágoas:

“Às vezes, você pede algo simples e o outro não faz. Isso pode parecer pequeno, mas abre espaço para ressentimentos. Se você é calado e não gosta de conversar, mas seu cônjuge valoriza isso, ignorar esse detalhe pode causar grandes frustrações.”

Portanto, ela explicou ainda que a comunicação sincera revela pontos escondidos, permitindo compreender melhor as atitudes do parceiro:

“Quando colocamos para fora o que está no coração, tudo faz mais sentido.”

Manutenção constante do relacionamento:

O Bispo Renato comparou o diálogo no casamento à manutenção de um carro:

“Quando as coisas básicas do casamento estão funcionando, tudo flui bem. Mas quando a manutenção não é feita, vários problemas começam a surgir.”

Ele reforçou que a Caminhada do Amor é uma ferramenta para manter essa manutenção em dia, oferecendo um espaço para conversas profundas e reconciliação.


O olhar para além das aparências:

Já Cristiane destacou que tanto casados quanto solteiros devem enxergar além do visual:

“A maioria dos casais se apaixonam pela pessoa e não pelo visual. Se você for se apegar pelo visual, esquece, porque a gente envelhece.”


Participe da Caminhada do Amor:

O Bispo Renato incentivou casais e solteiros a participarem da Caminhada do Amor 2025, que acontecerá no dia 11 de outubro no Parque Vila Lobos, em São Paulo.

Saiba mais e garanta sua participação clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock e Guilherme Branco