Tente um pouco menos

Imagem de capa - Tente um pouco menos

O Senhor Jesus contou a parábola do semeador (Mateus 13.18-23) para ilustrar o que acontece com as pessoas que ouvem a Palavra, mas não A praticam. Na história, a terceira semente, aquela que o semeador deixou cair, foi sufocada pelos espinhos e, portanto, não vingou. Jesus então fez a comparação: “E o que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a Palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a Palavra, e fica infrutífera” (Mateus 13.22).

Muitas pessoas recebem a Palavra de Deus, gostam dEla, reproduzem versículos nas redes sociais, mas o que ocorre com elas? Isso está relacionado aos cuidados aos quais nos dedicamos neste mundo para nossa sobrevivência. Um tempo depois do nascimento, a criança começa a compreender as palavras e, conforme vai crescendo, ela é ensinada que deve estudar para ter um trabalho, ganhar dinheiro e ter uma vida melhor.

Tudo que pensamos concerne aos cuidados deste mundo: o cuidado com a família, a preocupação com o filho na escola, com o pai que vai ao médico, com a saúde, etc. Além disso, há outros cuidados, como o feriado, as viagens, o Natal, o Ano-Novo, os amigos, ou seja, há muitos interesses que preenchem a agenda das pessoas. Existem ainda as redes sociais e elas criam no ser humano a necessidade de ter um cuidado desenfreado com as coisas desta vida, pois as pessoas querem postar fotos da comida, do cachorro, do carro, do céu, etc.

Aí a pessoa pergunta: “por que a Palavra de Deus não tem espaço na minha vida?” Porque os espinhos estão sufocando a Palavra e a pessoa não tem tempo para abrigá-La em seu coração. A TV mostra roupas, carros, bebidas, novelas e o telespectador passa a desejar a vida das pessoas que estão na tela e entra em uma engrenagem em que tudo o seduz por supostamente satisfazer o seu coração. A Palavra de Deus, então, se torna infrutífera.

Não dá para deixar de viver neste mundo, mas é preciso ficar menos preocupado e deixar de comparar a sua vida com a dos outros. Será que é mesmo importante andar na última moda, ter o carro do ano ou fazer uma viagem? O que falam a seu respeito é importante? Se Deus é o mais importante para você, pratique a Palavra dEle e coloque-O no topo da sua agenda. Lembre-se: três das quatro sementes foram desperdiçadas. Será que a Palavra dEle está sendo desperdiçada por você?

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: tomasworks/getty images