“Tenho 37 anos e nunca namorei”
Durante o programa Escola do Amor Responde, Renato e Cristiane Cardoso aconselharam uma aluna que disse que, apesar do sonho de se casar, nunca namorou nem gostou de ninguém. Ela contou que só atrai pessoas erradas e pede ajuda aos professores para mudar a sua situação.

ALUNA – Tenho 37 anos e nunca namorei nem gostei de ninguém. Meu sonho é planejar meu casamento e escolher o meu vestido. Quando entro no Facebook e vejo amigas mais novas do que eu casadas, penso que não sou nada. Apenas pessoas erradas se interessam por mim, como homens casados e até mulheres, e isso não bate com as promessas de Deus para mim. Pode parecer ansiedade minha, mas só quero ter uma família. Como faço para que Deus me dê uma chance?
RENATO – O seu pleito é o mesmo de muitas solteiras que concluem que o seu tempo, por conta da idade, já passou. Mas o que você deve entender é que, na vida, nós só conquistamos aquilo que perseguimos. Se você não investir na sua vida amorosa, provavelmente, você não vai ter a vida que quer, porque um relacionamento feliz e realizado é fruto de trabalho e investimento e não de sorte. Esse é o primeiro recado para as pessoas que investem demais na carreira e se esquecem desse aspecto da vida.
CRISTIANE – Você diz que o seu sonho é planejar o seu casamento, mas, por mais que seja um sonho bom, isso mostra uma expectativa romântica da Disney World. E as mulheres que têm essa expectativa, ao se depararem com um homem que não tem nada a ver com um príncipe encantado, logo pensam: “Essa pessoa não é para mim porque eu não senti nada, não vi os passarinhos voando, não tem encanto”. Ou seja, elas focam no que não interessa e se esquecem do que realmente importa.
RENATO – Você tem 37 anos e diz que nunca gostou de ninguém. Como isso é possível? Na infância, eu já comecei a gostar e a olhar para as meninas, que também olhavam para mim. É natural gostar do sexo oposto. Então, dizer que nunca gostou de ninguém é algo que talvez esteja relacionado a essa questão de esperar que aconteça algo como em um filme da Disney. Sua lista de exigências é tão longa que ninguém se encaixa e, por isso, você não se permite gostar de ninguém.
CRISTIANE – Esse problema é sério e você não pode culpar a Deus por não cumprir as promessas dEle na sua vida. Deus nunca prometeu que daria a você um personagem. Ele nos dá uma pessoa cheia de defeitos, sim, mas com muito mais qualidades, uma pessoa que vai nos fazer bem e a quem vamos ter a chance de fazer bem também. A sua pergunta mostra que você tem um problema na forma como vê e espera as coisas, e, talvez, por isso, você nunca tenha tido um relacionamento.
RENATO – Do ponto de vista social, você provavelmente está se isolando como se fosse uma ilha. Não é que você não tenha amigos, mas o fato de você ter um pensamento de que um dia alguém vai chegar, pegá-la no colo e fazer todo o trabalho tende a deixar você acomodada na vida amorosa. Você não se arrisca, não sai da sua zona de conforto, não permite que ninguém se aproxime nem dá uma oportunidade para ninguém. Se você continuar ressabiada e achar que alguém precisa se encaixar nos padrões, vai descartar potenciais candidatos para um relacionamento e correr o risco de não encontrar uma pessoa que, lá na frente, poderia ser perfeita para você. Para evitar isso, procure se abrir. Comece criando relações de amizade, não se entregue ao pensamento negativo de que existe uma muralha e que ninguém pode chegar perto de você. Além disso, assista às palestras da Terapia do Amor. Esse é um passo muito fácil que você pode dar.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo