Sucesso internacional, surfe brasileiro também ajuda na inclusão social de jovens carentes

Projeto oferece aula de surfe gratuita nos estados de SC, RJ e PB. Brasil tem 3 milhões de praticantes da modalidade – que agora é olímpica

Imagem de capa - Sucesso internacional, surfe brasileiro também ajuda na inclusão social de jovens carentes
Neste ano, o surfe terá sua estreia como esporte olímpico nos jogos disputados em Tóquio (Japão). O esporte chegou ao Brasil na década de 30 e, hoje, estima-se que 3 milhões de brasileiros pratiquem a modalidade. Recentemente, o Brasil garantiu com Ítalo Ferreira mais um título mundial de surfe, durante a disputa do Pipe Masters, no Havaí. Com isso, foi a quarta vez que o país foi campeão mundial nos últimos seis anos.
Desde 2012, o programa social Força Jovem Universal (FJU) utiliza este esporte como ferramenta de inclusão social de jovens marginalizados e sem perspectiva de vida. Nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraíba são oferecidas, gratuitamente, aulas de surfe todos os sábados para mais de 100 jovens.
Segundo o responsável pela FJU da Paraíba, Romário dos Reis Felix, o objetivo é oferecer aos jovens uma atividade diferente e positiva mostrando que “é possível ser feliz longe das drogas. É uma oportunidade de mudar de vida.”
Cesar Luis Martins de Oliveira, 19, era viciado em bebidas alcoólicas e tinha um convívio ruim com sua família. No entanto, há dois anos, um amigo convidou-o para participar das aulas de surfe oferecidas pela FJU e desde então, ele substituiu o vício por uma vida mais saudável e mudou completamente o seu comportamento.
“Quando eu cheguei, fui tratado muito bem. Os professores são ótimos e, rapidamente, aprendi a surfar. Mas, além disso, na FJU eu aprendi a respeitar as pessoas e me tornei um bom filho e uma pessoa melhor. Hoje, sou verdadeiramente feliz”, relembra.
Nas aulas, os alunos aprendem a parte teórica do surfe na areia da praia. Eles são ensinados a como ficar em pé e qual posição correta na prancha, mas também aprendem sobre as marés, ondulações e correntes do mar. Depois, são levados ao mar para colocar em prática os ensinamentos com toda a segurança necessária.
As aulas são abertas ao público, e os interessados podem se inscrever junto aos organizadores do projeto.
Agenda:
Aulas de Surfe da FJU
Santa Catarina:
Data: Sábado às 08h
Local: Dependendo das condições climáticas, nas praias da Joaquina,  Santinho, Brava ou do Forte
Rio de Janeiro:
Data: Sábado às 7h30
Local: Praia do Arpoador
Data: Sábado às 9h
Local: Praia do Recreio, Posto 12
Paraíba:
Data: Sábado às 10h

Local: Praia de Intermares – Cabedelo (PB)

imagem do author
Colaborador

UNIcom