Suas emoções controlam a sua boca?

Muitas mulheres se deixam levar pelos sentimentos e falam o que não devem, o que gera prejuízos a elas

Imagem de capa - Suas emoções controlam a sua boca?

Antes de usar a boca para expor suas emoções, toda mulher deveria cosiderar o alerta da Bíblia, que destaca que “a sua boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6.45, Nova Versão Internacional).

O coração é conhecido popularmente como o centro dos sentimentos, que vão do amor à raiva. O problema é que muitas cristãs deixam suas palavras serem reflexo do que sentem e, assim, colocam para fora tudo o que passa em suas cabeças e, às vezes, nem se dão conta do que estão fazendo. Com isso, elas geram alguns problemas em suas vidas.

Isso pode acontecer no trabalho, na rua, em casa com os familiares e até com amigos. Como você age quando se incomoda com a atitude de alguém, quando é humilhada ou até mesmo atacada por pensamentos ruins? Você explode, coloca para fora o que está em seu coração e reage com ofensas e grosserias ou você pratica o domínio próprio e leva sua causa para Deus?

É normal que uma cristã passe por momentos de raiva ou tristeza, assim como ocorre a qualquer mulher. Porém, quando isso acontece, é necessário que ela se lembre dos ensinamentos de Jesus e avalie as consequências de suas palavras.
Em meditação disponível no Univer Vídeo, Cristiane Cardoso refletiu sobre o assunto com base no versículo de Salmos 34.1: “Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca”.

Ela destacou que quem quer agradar a Deus e louvá-Lo precisa tomar cuidado com as palavras que profere, principalmente quando enfrenta situações difíceis que mexem com suas emoções. “Nós, que somos tementes a Deus, temos de ter cuidado com a nossa forma de falar. Se temos o louvor, não podem sair da nossa boca fofocas, palavrões ou maldições”, disse.

Hoje, há quem defenda a necessidade de a mulher colocar para fora tudo o que pensa, mas nem tudo deve ser falado, ainda mais quando foge do que agrada a Deus. “Quando você está chateada, mal-humorada, irritada ou com raiva de alguém, fique na sua. Você não precisa falar. Quando você fala com raiva, a situação piora e aquilo cresce. Você ainda pode falar o que não devia e, com isso, terá outro problema”, disse.

Cristiane lembrou que quem domina as próprias palavras é poderoso e perfeito, como está escrito em Tiago 3.2. “A língua é a forma mais fácil de pecar e oficializar sentimentos ruins. Então, em vez de dar poder a situações ruins em sua vida, leve-as para Deus para que Ele a ajude a vencer e a ser resistente às emoções e, assim, se tornar uma mulher mais forte”, aconselhou.

Por isso, leitora, se você não consegue controlar sua boca, reveja suas reações. E, caso precise desabafar, recorra a Deus, pois Ele a ajudará a tomar as atitudes certas.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty images