Suas amizades interferem em seus hábitos, comportamentos e saúde

É o que afirma a ciência. Saiba o que a Palavra de Deus diz sobre o assunto

Imagem de capa - Suas amizades interferem em seus hábitos, comportamentos e saúde

É muito comum que ao ter amizade ou convivência íntima com um obeso você passe a ter uma alimentação semelhante e engordar. Aliás, também não é difícil ver que uma pessoa se tornou viciada em alguma droga depois de se tornar amiga de um viciado.

E isso não é só fruto da sabedoria popular que diz: diga-me com quem andas e te direi quem és. A ciência já confirma que as pessoas com quem temos contato constante podem influenciar nossos comportamentos.

Um estudo liderado por pesquisadores de universidades como Harvard e Cambridge, analisa o poder de contatos sociais desde os anos 40. O “Estudo Cardíaco de Framingham” acompanha três gerações de moradores de Framingham, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, uma pessoa é 57% mais propensa a se tornar obesa se tiver alguém muito acima do peso como amiga. O impacto é maior se as duas forem do mesmo gênero e se a ligação emocional entre elas for grande.

Redes sociais também influenciam

Outro experimento envolvendo 700 mil usuários do Facebook constatou que, além de hábitos, também é possível contagiar sentimentos. Os internautas que foram expostos a mensagens positivas se mostraram mais propensos a postar fotos e legendas positivas.

Por outro lado, os que passaram a ver mais postagens negativas aumentaram as suas publicações associadas a emoções ruins. Isso sugere que os sentimentos podem se espalhar por nossas redes sociais, mesmo que não haja interação face a face.

Seja seletivo(a)

A Bíblia Sagrada, há muitos séculos, já alertou sobre o perigo e a influência das amizades:

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

1 Coríntios 15:33

Agora, a ciência também traz números que afirmam que elas podem favorecer uma saúde ruim. Contudo, os problemas podem se estender a péssimos relacionamentos, problemas no casamento e vida espiritual declinante.

Entenda que não é possível ter um amigo sem investimento de tempo, atenção e agrados. E se aquela pessoa tem comportamentos negativos, você estará investindo tempo em coisas que vão atrapalhar sua vida.

“Se afaste daqueles que querem que você perca suas virtudes e princípios. Ame todo mundo. [Mas] escolha bem os seus amigos”, recomenda o Bispo Renato Cardoso.

Talvez o primeiro passo para que você tenha um ano diferente seja selecionar suas amizades. “Começando no seu Facebook e continuando até seu trabalho, velhos amigos, igreja, e até familiares — faça uma limpeza geral. Quem soma, fica. Quem diminui, sai. Sem dó. A dura verdade é que há pessoas que são boas se ficarem bem longe de nós”, acrescenta o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images