Sua forma de olhar pode travar a sua vida

O último encontro do Godllywood Autoajuda deste ano foi marcado pela reflexão sobre a importância de enxergar pessoas e situações com bons olhos

Não é novidade que as vitrines nos influenciam na hora das compras, que as fotos publicadas em redes sociais sugerem uma vida perfeita inexistente e que algumas notícias manipulam a opinião pública. Tudo que está diante dos olhos do ser humano interfere em suas ações. Em outras palavras, a forma como uma pessoa enxerga e interpreta o que está ao seu redor determina suas atitudes e influencia seu presente e seu futuro.

No último encontro do Godllywood Autoajuda deste ano, realizado no Templo de Salomão, em São Paulo, com transmissão para todo o Brasil, a palestrante Cristiane Cardoso alertou que o modo de olhar as situações e as pessoas pode travar a vida de uma mulher. Ela também ensinou como mudar esse olhar e o rumo de suas histórias.

“Sua vida, provavelmente, é resultado da forma como você enxerga o mundo”, esclareceu. Ela afirmou que o maior problema é que as mulheres são influenciadas por cultura, educação, religião, ideologias, amizades e traumas do passado, o que faz com que muitas enxerguem como se estivessem com óculos escuros e sujos: elas entendem tudo de forma errada e são incapazes de ver a Deus ou algo positivo.

Uma mulher diferenciada
Com cenas da série Reis, da Record TV, Cristiane exemplificou o tema com a história de Abigail, a terceira esposa de Davi. Ela é relatada na Bíblia como uma mulher sábia e bela, casada com Nabal, um homem cruel que instigou a revolta de Davi a tal ponto que Abigail teve de intervir para salvar sua casa e a vida de seus servos.

Mesmo casada com um homem injusto, ela se manteve justa, fiel a seus princípios e temente a Deus. Sem se vitimizar, ela foi capaz de enxergar a situação de destruição iminente com os olhos da fé e esperança, agindo com sabedoria para mudar o rumo da história. “Abigail não salvou somente toda a casa de Nabal, mas também a Davi, porque Nabal ia cometer uma grande injustiça”, contou.

Deus a glorificou e a exaltou por conta dessa atitude, tirando Nabal de sua vida e lhe dando um marido segundo o Seu coração. “Ela era rica e linda, mas seu valor não estava na riqueza e na beleza, mas estava na natureza dela. Se você quer mudar a sua forma de ver o mundo, tem de mudar a sua natureza”, disse.

Tire os óculos escuros
Para enxergar de uma forma que faça sua vida avançar, Cristiane ensinou que há três passos: resistir à forma como olha o mundo e a si mesma, sem se deixar influenciar por sua cor de pele, aparência, idade, status social ou posses; identificar os gatilhos de ideias negativas e selecionar o que assiste, lê e com quem anda; e, principalmente, nascer de Deus para que, mesmo diante de problemas, nada manche seu olhar, pois “aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (João 3.3).

Segundo Cristiane, “quem é nascido de Deus vê o mundo como Deus o vê e consegue ver a Deus e ao Seu Reino. Já quem não tem o DNA dEle vai ser facilmente influenciado pelo mundo”. Como Abigail, você, leitora, também pode desenvolver seu olhar espiritual e mudar sua história. Preparada para começar?

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Foto: Demetrio Koch