Stop Depression nas estações
Depressão Tem Cura (DTC) realiza mobilização e atende milhares de pessoas em São Paulo
Todos os dias, milhões de pessoas que utilizam o transporte público para chegar aos seus destinos passam pelas estações do metrô de São Paulo. São trabalhadores, estudantes, turistas e famílias inteiras que, muitas vezes, carregam silenciosamente preocupações e dores emocionais, como a depressão. Dessa forma, iniciativas de acolhimento se tornam ainda mais essenciais atualmente.
Levando isso em conta, no dia 2 de dezembro, mais de 150 agentes do bem, do programa social Depressão Tem Cura (DTC), estiveram presentes na estação Brás do metrô, na capital paulista, em um ponto de atendimento montado especialmente para promover a mobilização Stop Depression nas Estações, uma importante ação em prol da vida das pessoas que sofrem com doenças da alma.

Orientação e acolhimento
A Stop Depression nas Estações começou às 7 horas, terminou às 16 horas e beneficiou milhares de pessoas. Ao longo desse horário, os agentes do bem doaram 100 exemplares do livro Eu Venci a Depressão, acolheram e orientaram todos os que buscaram ajuda. Durante os atendimentos, os voluntários também explicaram o trabalho desenvolvido pelo DTC e reforçaram que existe, sim, uma saída para os problemas enfrentados.
Os voluntários ofereceram apoio emocional e informação aos que passaram pelo local, além de transmitirem sempre a mensagem de que ninguém está sozinho e de que a depressão tem cura.
Ações Stop Depression
A ação Stop Depression também já passou pelas estações Luz, República e Tatuapé, sendo que, nesta última, aproximadamente 500 pessoas foram atendidas e 150 agentes do bem participaram.
Vale ressaltar que, de janeiro a junho deste ano, mais de 1 milhão de pessoas foram favorecidas pelas ações do DTC em todo o País e também no exterior.
“Saio daqui com uma esperança”
Muitas pessoas, ao pararem no ponto de apoio para conversar, puderam desabafar e sair mais leves e com uma nova compreensão sobre o momento que vivenciam. Uma delas foi o auxiliar de limpeza Tadeu Augusto, que contou sua experiência: “Eu estava um pouco oprimido. Vinha aquele pensamento negativo. E, depois dessa conversa, confesso a vocês que estou me sentindo bem melhor. Aquele peso que eu sentia diminuiu. Estou me sentindo aliviado. Meus pensamentos mudaram totalmente. Saio daqui com uma esperança”.

Escuta ativa
A agente do bem Cássia Chagas participou da ação e compartilhou o que a motiva a realizar esse trabalho: “Durante muito tempo, eu tive depressão. Tinha crise de ansiedade e síndrome do pânico e o que me faltava, muitas vezes, era poder desabafar com alguém. Então, hoje, para mim, é muito gratificante poder oferecer exatamente isso às pessoas. Muitas vezes, na correria do dia a dia, as pessoas não têm essa disposição para ouvir. Então, iniciativas como essa lembram a importância de parar, respirar e pedir ajuda. A depressão é uma doença séria e pode ser vencida com informação e acolhimento”.
A força do testemunho pessoal
O Pastor Jefferson Garcia, responsável pelo trabalho do DTC em todo o País, ressaltou que muitas pessoas atendidas na Estação Brás estavam pensando em tirar a própria vida, mas, ao se depararem com os agentes dispostos a atendê-las, foram até eles e buscaram ajuda. Segundo ele, “não há mensagem maior do que o próprio testemunho. Cada agente do bem tem sua experiência pessoal e, então, fala dessa experiência e conta o que venceu e como venceu”.
Peça ajuda também
Caso você precise de atendimento do DTC, entre em contato pelo WhatsApp (11) 3573-3662.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo