Sou seu inimigo se falo a verdade a você?

Imagem de capa - Sou seu inimigo se falo a verdade a você?

A verdade pode ser sua libertação ou sua inimiga. O apóstolo Paulo diz em Gálatas 4.16: “Fiz me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?”

Na ocasião, ele estava querendo abrir os olhos dos novos cristãos que estavam sendo enganados pelos judeus. Tentando minimizar suas perdas, os judeus diziam a esses cristãos que eles tinham que manter a tradição judaica. Só que aí muitos gálatas ficaram confusos. Então, Paulo os alertou para que se mantivessem na verdade. Mas, para surpresa dele, alguns gálatas, em vez de agradecerem a Paulo por aquela atitude, se voltaram contra ele.

Se você é uma pessoa que busca o que é justo e se preocupa com o que é certo, ainda que sofra prejuízos, você vê a verdade como uma libertação. Se você estava sendo enganado por uma falsa crença ou uma falsa informação, você diz: “graças a Deus que meus olhos se abriram”. Foi o que aconteceu comigo quando eu fui ensinado sobre a idolatria. Quando alguém abriu a Bíblia e me mostrou a verdade, ela me libertou. Primeiro eu fiquei com raiva de ter sido enganado por tanto tempo, mas, depois eu apreciei quem me ensinou aquilo.

Contudo, enquanto a verdade é a libertação para quem busca o que é certo, ela é inimiga de quem busca vantagem própria e de quem busca o que é errado para alcançar seus objetivos. Para essas pessoas, quando a verdade chega, elas tentam até atacar o mensageiro dela.

Ou seja, quando a verdade não tem como ser combatida, essas pessoas acabam combatendo até o argumentador dela.

Sendo assim, se você é uma pessoa que preza a verdade, então está mais próxima de Deus do que muitos hipócritas que se vestem de conversas religiosas, mas que estão praticando e promovendo o engano.

Entenda que quem é da verdade está preparado para pagar o preço e sofrer danos e perdas, mas verá a justiça prevalecer. Portanto, se você quer ser uma pessoa livre, abra sua mente para receber a verdade. Ela vai confrontar você e talvez trazer, inicialmente, um dano, uma perda. Mas é preciso lembrar que, pior que o erro praticado, é conviver com a mentira todos os dias. Assim, se você é uma pessoa que busca pela verdade, mostrará que está preparada até para perder por causa dela. É como o Senhor Jesus disse: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8.32).

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty Images