“SOS Acre”: Ajuda humanitária chega a vítimas de enchentes

Mais de 100 mil pessoas foram afetadas em todo o estado

Imagem de capa - “SOS Acre”: Ajuda humanitária chega a vítimas de enchentes

O Acre está em situação de emergência e o número de pessoas afetadas pelas enchentes no estado já ultrapassa os 100 mil, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (1). Desde o dia 27/2, a Unisocial — que une todos os programas sociais da Universal — tem prestado assistência às vítimas dos alagamentos, por meio da campanha solidária “SOS Acre”, com distribuições de alimentos, marmitas, água e peças de roupa.

Na tarde desta sexta-feira (1), os voluntários da iniciativa distribuíram refeições e água aos moradores do bairro 6 de Agosto, localizado em Rio Branco, onde várias ruas foram interditadas por causa da cheia. Com a ação, o programa já amparou 700 pessoas na capital do estado, em Tarauacá e Brasiléia — esta última, uma das cidades mais prejudicadas pelas chuvas.

O responsável da Unisocial EVG, José Carlos Ferreira, conta que a situação das vítimas está bem difícil. “Muitos estão ilhados, sem energia elétrica e sem condições de realizar ao menos sua própria refeição. Há falta de mantimentos, e também, os móveis e as casas ficaram destruídos pela água”.

“Um dos moradores ajudados, o Sr. Luiz, de 65 anos, nos disse que sempre vê a Igreja ajudar na hora em que mais precisam, e que o apoio solidário veio em boa hora para ele e a família. Querendo retribuir, ele cedeu o barco para que nós pudéssemos levar as doações a outras vítimas. As pessoas ficam agradecidas por saberem que não estão sozinhas neste momento e que nós estamos presentes, na medida do possível, a fim de atender suas necessidades”, relatou Ferreira.

Além do socorro físico, com distribuições de donativos, os voluntários dos programas sociais da Universal também têm buscado oferecer acolhimento e amparo emocional, com palavras de conforto e ânimo, aos que enfrentam essa situação de grande vulnerabilidade.

Para o voluntário Edy Carlos Tamborini, de 48 anos, uma das cenas que mais marcou foi de “um morador que estava sem rumo, nadando e com fome, mas que quando nos avistou, pediu um alimento e depois que recebeu, saiu satisfeito”.

Aqueles que desejam se unir à campanha solidária “SOS Acre” podem levar suas doações — mantimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene, peças de roupas — a um dos templos da Universal, espalhados pelo Acre.

imagem do author
Colaborador

UNIcom