Site inventa que Universal está montando ‘exército de PMs’

Assistência religiosa a militares existe desde 1858 no Brasil, e está prevista na Constituição Federal

Imagem de capa - Site inventa que Universal está montando ‘exército de PMs’

Já está na Internet a mais nova campanha sórdida contra a Igreja Universal do Reino de Deus, de autoria de um decadente portal que simula fazer jornalismo, enquanto promove a ideologia política que defende.

Neste domingo (19), o portal Fórum publicou um texto com o título “Exclusivo: Igreja Universal cria seu exército particular com ‘recrutamento’ de PMs”. O responsável por esse assombro enganoso e calunioso conseguiu a façanha de contar três mentiras em apenas 11 palavras. Deve ser um tipo de recorde.

De saída, a informação que o site chama de “exclusiva”, é completamente pública e objeto de muita alegria para a Universal e seus 10 milhões de fiéis e simpatizantes no Brasil e nos demais 128 países onde está presente.

A Assistência Religiosa aos militares, ou capelania, não tem nada de novo, nem escandaloso. No Brasil, existe desde 1858  — durante muito tempo foi uma exclusividade da Igreja Católica — e está prevista na Constituição Federal, no inciso VII do artigo 5º, sendo exercida por inúmeras religiões e igrejas. O objetivo da Universal também é claro: levar auxílio espiritual aos regimentos militares.

A Universal nas Forças Policiais (UFP) é um serviço de capelania que, além da assistência religiosa, desenvolve ações humanitárias e de apoio dos militares de todas as forças armadas e outros agentes de segurança pública, como palestras sobre corrupção ou eventos de confraternização.

Mentira velha

A segunda mentira do título vem exatamente na afirmação de que a UFP seria um “exército particular” da Universal. Aliás, esse site nem é criativo para mentir, pois repete uma “denúncia” de 2015, que surgiu de uma fake news (notícia falsa, em inglês) espalhada pelo ex-deputado Jean Willys contra os “Gladiadores do Altar” — um programa de ensino religioso de formação de jovens vocacionados para o trabalho pastoral.

O tempo e a Justiça enterraram a acusação irresponsável do ex-parlamentar, de que a Universal estaria montando um “exército de jovens” para atacar adeptos de outras denominações religiosas.  Como sempre, a Imprensa que embarcou na mentira não teve a decência de divulgar o que autoridades concluíram: não há nada de errado com a iniciativa da Universal.

Por fim, o título da reportagem publicada neste domingo afirma que a Universal estaria “recrutando PMs”. Na verdade, se o autor do texto pesquisasse melhor, descobriria que a Universal não está procurando ajudar apenas os PMs, mas também os soldados das forças armadas, policiais civis e rodoviários, bombeiros, guardas civis e agentes penitenciários.

Aliás, já em 2018, a convite do então Ministério da Segurança Pública, a Universal participou da “Mobilização pela Segurança Pública e Comunitária” organizada pelo Governo Federal. Um dos objetivos da iniciativa era exatamente a oferta de assistência espiritual e humanitária aos policiais e seus familiares.

Serão tomadas as providências legais cabíveis contra os autores dessa absurda mentira, que tem como objetivos atacar a fé cristã e fomentar o ódio contra a Universal, seu corpo eclesiástico e adeptos.

UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal

imagem do author
Colaborador

UNIcom