Seu celular pode virar uma bomba

Não transforme o seu telefone em uma armadilha contra você

Imagem de capa - Seu celular pode virar uma bomba

O celular facilita nossa vida de várias maneiras, mas muitas pessoas acabam criando uma relação intensa com o aparelho a ponto de não conseguirem desgrudar dele para nada. Contudo há riscos quando se age assim. No ano passado, uma adolescente de 14 anos morreu no Cazaquistão em virtude da explosão de seu celular. Ela dormia com o aparelho debaixo do travesseiro. Em 2018, no Brasil, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entidade que organiza e desenvolve conceitos de segurança em serviços com eletricidade, foram registrados 41 acidentes envolvendo carregadores e 23 pessoas morreram.

Para o diretor-executivo da Abracopel, o engenheiro Edson Martinho, de 55 anos, muitos deixam o celular carregando enquanto estão dormindo. “É uma prática bastante comum. Se você deixar o celular próximo e o sistema falhar, ele vai explodir. Deixá-lo debaixo do travesseiro também é perigoso, pois há troca de calor com o aparelho. Como a bateria é um composto químico, ela vira uma bomba”, adverte.

Martinho esclarece que o celular pode apresentar dois problemas perigosos: “a pessoa pode receber um choque elétrico ao manusear o aparelho quando o carregador estiver conectado à tomada e ocorrer uma sobrecarga e explosão por causa do armazenamento de energia na bateria ou se ela não for original. Os carregadores não originais não têm um dispositivo de transbordamento de energia que para de alimentar a bateria quando ela está carregada. O excesso de energia se transforma em aquecimento, o que pode gerar uma explosão”, explica.

Para evitar esses problemas, Martinho aconselha o uso de carregadores e baterias originais. “Recomendo atenção com eventuais quedas do aparelho que podem causar danos estruturais e também cuidado com a exposição dele ao sol. O aparelho tolera uma faixa de temperatura e, quando exposto ao calor, essa temperatura se eleva e pode haver problemas. A exposição à água também é perigosa. O celular tem componentes eletrônicos que não combinam com a água”, esclarece.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Éder Santos