Setembro Azul: ‘Farol libras’ divulga acessibilidade oferecida pela Universal

Ação que promove a inclusão social dos surdos foi realizada em 9 estados brasileiros e no Distrito Federal

Imagem de capa - Setembro Azul: ‘Farol libras’ divulga acessibilidade oferecida pela Universal

Neste mês – conhecido como Setembro Azul, que promove a visibilidade e valorização da comunidade surda – foi realizada a ação “Farol Libras” em 9 estados brasileiros e no Distrito Federal, com o intuito de divulgar a acessibilidade que a Igreja Universal do Reino de Deus oferece em seus templos.

A iniciativa do programa social EVG Libras também teve por objetivo homenagear os surdos e ensinar os ouvintes formas básicas de se comunicar na língua de sinais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas, ou seja, mais de 10 milhões de cidadãos.

Nas ações realizadas em espaços públicos e reconhecidos como pontos de encontro da comunidade surda, voluntários do EVG Libras distribuíram um kit com cartão do Libras e um alfabeto manual do idioma, incentivando e ensinando as pessoas que transitavam pelo local a como sinalizar o próprio nome.

“Eu me senti feliz em ver a disposição de todo o grupo com cartazes e o alfabeto manual de Libras. Vê-losno farol, se comunicando em libras foi muito especial.Assim como observar a reação das pessoas ao e reconhecer que precisam aprender a língua de sinais para se comunicar. Como surda me senti valorizada”, relata a voluntária Giulia Gonçalves Martins de 16 anos.

As ações foram realizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

“Estamos no terceiro ‘Farol libras’ e a cada ano é uma experiência diferente. Sabemos o quanto é importante as pessoas saberem que ao aprenderem sinais básicos, estarão ajudando uma comunidade. Além da conscientização social que realizamos, levamos também a divulgação do trabalho que é feito na Universal, de tradução dos cultos e apoio espiritual também”.

Pamela Santos, de 33 anos, é uma das pessoas que foram beneficiadas com o trabalho. “Um dia, entrei na rede social e encontrei um vídeo do EVG Libras abordando pessoas surdas e reconheci um amigo que estava entre eles. Mandei uma mensagem para ele pedindo o contato do grupo”.

“Fiquei muito feliz por ter acessibilidade em libras e fui muito ajudada pelo programa social, que hoje também faço parte”, finaliza.

O EVG Libras foi criado pela Igreja Universal do Reino de Deus em 2017. Além de capacitar, gratuitamente, voluntários para que se comuniquem por Libras, ainda, oferece tradução simultânea de reuniões para pessoas com deficiência auditiva.

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais e é um dos idiomas oficiais do Brasil. Trata-se de um conjunto de formas gestuais usados por deficientes auditivos para se comunicar com outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

imagem do author
Colaborador

UNIcom