Rede aleluia
Sessões de fisioterapia são oferecidas gratuitamente para idosos maranhenses
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 5 de agosto de 2020 - 13:50


Sessões de fisioterapia são oferecidas gratuitamente para idosos maranhenses

Dores na coluna e problemas posturais aumentaram no período de isolamento

Sessões de fisioterapia são oferecidas gratuitamente para idosos maranhenses

Uma iniciativa do grupo Calebe – programa social mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus – oferece, gratuitamente, sessões de fisioterapia para a terceira idade em São Luís (MA).

De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 41% das pessoas que não tinham dores na coluna passaram a sofrer com isso e 50% das pessoas com dor crônica tiveram uma piora no quadro durante esse período. Esses números estão associados às atividades em home office, somada às tarefas domésticas e à ausência de atividade física.

As sessões de fisioterapia acontecem às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h, na central do Calebe, localizada na rua Oswaldo Cruz, 1.600 – Canto da Fabril.

O atendimento é destinado à terceira idade. No entanto, qualquer pessoa que precise do serviço, mas não consiga em hospitais públicos e não tenha condições de pagar, poderá ser atendida por ordem de chegada, portando o encaminhamento médico.

Maria Veni Lopes, 75, não tinha o hábito de se exercitar e sentia muitas dores no corpo, a ponto de afetar até a sua postura corporal. “Passei a fazer as sessões de fisioterapia, semanalmente. Desde então, as dores desapareceram, corrigi a postura e entrei para a turma de ginástica do Calebe, onde conto com o acompanhamento de uma professora de educação física”.

Amor pelo voluntariado 

O responsável pelo Calebe no Maranhão, Luiz Coelho, conta que sempre buscam convidar profissionais de diversas áreas para conhecer o projeto, sendo eles membros ou não da Universal. Há dois anos, uma profissional encantou-se com o trabalho realizado pelo programa e doou todos os aparelhos necessários para a sala de fisioterapia que havia, recentemente, sido inaugurada.

A fisioterapeuta Pauliana Conceição Mendes – católica e simpatizante do Calebe – realiza os atendimentos aos idosos. Ela relata que realizar esse trabalho voluntário é gratificante e recompensador.

“Já vi vários casos em que a pessoa chega quase sem esperança, pois algum membro do seu corpo perdeu o movimento ou ela sente muitas dores, e que através do tratamento fisioterapêutico temos a satisfação de ver a pessoa recuperada”, explica.

Francisco José Nogueira, 52, estava na calçada falando no celular quando foi atingido por uma bala perdida.  “Perdi o movimento de um braço, mão e perna. Felizmente, consegui me recuperar participando das sessões de fisioterapia”.

Combate à solidão 

Para Luiz Coelho, os idosos sofrem com uma grande carência em vários aspectos. “Muitos idosos moram sozinhos e acumulam doenças e todo tipo de dor, dentre elas a mais terrível, que é a dor da solidão”.

“Então, eles veem no Calebe um ombro amigo, pois é onde são ouvidos e valorizados, recebem o cuidado afetivo e social, têm a oportunidade de fazer novas amizades e atividades diferentes, passando a ter uma vida de qualidade”, conclui.

Na Central do Calebe em São Luís, estão disponíveis, gratuitamente, atendimentos e atividades com advogados, enfermeiras, professoras de alfabetização, artesãos, nutricionista, massoterapeuta, professor de educação física, dança e informática.

Serviço: 

Sessões de Fisioterapia 

Data: Terças e Quintas-feiras

Horário: 8h às 10h

Local: Rua Oswaldo Cruz, 1600 – Canto da Fabril – São Luís (MA)


Sessões de fisioterapia são oferecidas gratuitamente para idosos maranhenses
  • UNIcom / Fotos: cedidas 


reportar erro