Será que os aplicativos de relacionamento realmente são eficazes?

Imagem de capa - Será que os aplicativos de relacionamento realmente são eficazes?

Em uma das edições da Escola do Amor Responde, Renato e Cristiane Cardoso falaram sobre o romance moderno e os problemas que muitas pessoas estão enfrentando por causa das constantes transformações na vida amorosa. O foco foi o surgimento dos aplicativos de namoro. Nesse contexto, eles abordaram a história da aluna Regina, que conheceu um rapaz por um desses aplicativos. Segundo a aluna, eles começaram a se encontrar uma vez ao mês e a conversar todos os dias pelo WhatsApp. Entretanto, um dia Regina viu o pretendente com outra pessoa em uma foto no Facebook. Questionado, o rapaz negou que esteja namorando outra pessoa, mas Regina está sofrendo com isso.

REGINA- Conheci um rapaz pelo Tinder, começamos a nos encontrar uma vez por mês e a conversar todos os dias pelo WhatsApp. Porém, vi uma foto dele com outra mulher no Facebook e mandei mensagem para ele xingando-o . Ele disse que não está namorando outra pessoa, mas admitiu que fica com ela. Estou sofrendo muito, pois não aceito isso.

CRISTIANE – Hoje em dia as pessoas têm muita facilidade em estar em um relacionamento por meio da internet. No passado, quando não existiam esses aplicativos, o namoro a distância era algo romântico, você tinha que escrever uma carta, você esperava o carteiro de volta. Existia uma saudade muito grande e o rapaz se esforçava para estar com a mulher. Porém, com esses aplicativos, as pessoas não sentem mais saudade. É tão fácil estar em um relacionamento que ninguém precisa se esforçar muito. A qualquer hora do dia a pessoa manda um “oi” para a outra e está tudo certo.

RENATO – A internet fez com que a distância se encurtasse. É fácil contatar alguém do outro lado do mundo e iniciar um relacionamento. Entretanto, ao mesmo tempo que começa fácil, ele termina fácil também. Muitos são relacionamentos-relâmpago, virtuais, com três ou quatro pessoas ao mesmo tempo. Quando há muitas opções, o preço cai, fica barato.

CRISTIANE – Existe ainda outro problema, que é o “ficar”. Há pessoas que dizem que nunca namoraram, só ficaram. Em minha época de adolescente não havia esse termo, você namorava ou paquerava. Eu acho esse termo “ficar“ um absurdo. Você, Regina, acredita que está no início de alguma coisa, mas ele só está “ficando” e usando você.

RENATO – O problema é que em nenhum momento ele falou que está namorando você. Vocês se falam todos os dias e se encontram uma vez ao mês, mas ele não enxerga um relacionamento da mesma maneira que você. Veja que ele não tem vergonha de expor outra menina no Facebook, mesmo sabendo que você pode ver. Os valores e princípios desse rapaz são totalmente diferentes dos seus. Não adianta gostar dele e querer ficar com ele, pois ele não quer isso.

CRISTIANE – Você tem valores e expectativas, mas faz como muitas mulheres que aceitam manipular seus valores para estar com um rapaz. Ele não vê as coisas do jeito que você vê. Vocês se falam uma vez ao dia e para ele é o suficiente. Você não é a exclusiva, é apenas uma coisa que está acontecendo na vida dele. Você está pensando que isso é um passo para outra coisa mais séria, mas não é. As regras do jogo dele são outras, por isso você não deve entrar nessas modinhas de aplicativo. Valorize-se e não seja mais uma mulher no cardápio desse rapaz. Cuidado com esses aplicativos de relacionamento que fazem você ser só mais uma na lista.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images