Sendo a carne inimiga do Espírito, como vencê-la?

Acompanhe o estudo bíblico baseado no livro de Gálatas

Imagem de capa - Sendo a carne inimiga do Espírito, como vencê-la?

Todo aquele que é de Deus apresenta os frutos do Seu Espírito. Porém, muitos confundem frutos do Espírito com as obras feitas para Deus.

E neste ponto, vale ressaltar que todos os que verdadeiramente são de Deus fazem coisas para Ele, mas nem todo aquele que faz é dEle.

Com isso, não se pode medir o relacionamento com o Altíssimo pelo que se faz em Sua Obra. É claro que o auxílio nas atividades da igreja, como levar as pessoas aflitas às reuniões, podem, sim, contribuir para o crescimento espiritual, mas elas não são indicadores de que uma pessoa tem comunhão com Deus.

O Bispo Sérgio Correa, responsável pelos Obreiros, explica que muitos se confundem nesse ponto, pois pensam que fazendo bem feito o trabalho braçal é o suficiente para ter uma comunhão com Deus e mostrar os frutos do Espírito Santo nela, mas se enganam.

E ressalta que a comunhão é revelada pelo modo de vida que a pessoa decide viver constantemente.

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. ” Gálatas 5.16

O Bispo explica que andar em Espírito é continuamente estar conectado com Deus; é direcionar o que ouvimos, vemos, falamos, pensamos (mente) e sentimos (coração) para o céu.

É uma comunhão permanente com o Altíssimo, seja em casa, no trabalho, aonde quer que esteja.

E essa comunhão é tão intensa que “ainda que esteja conversando com outras pessoas, dentro de si, no pano de fundo dos seus pensamentos, está atenta à voz de Deus, à volta dEle (que pode ser a qualquer instante), à Sua Palavra, e ao que o diabo está querendo armar ao seu derredor”, esclareceu.

Embora o diabo esteja ao derredor (pois, dentro dela está o Espírito Santo e ao seu redor os Anjos) a vigilância constante é necessária para que ele não se aproxime e a devore (1 Pedro 5.8).

Agindo assim, não irá satisfazer as concupiscências da carne, ou seja, o desejo desmedido por bens materiais, poder, a ganância e cobiça sexual.

 Duelo de gigantes

 “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis. ” Gálatas 5.17

Imagine que dentro de você habita dois gigantes. Um se chama carne e o outro Espírito. Ambos com desejos distintos.

A carne deseja o pecado, o Espírito deseja a santidade. A carne deseja os maus olhos, a malícia; o Espírito deseja os bons olhos, a inocência.

Quando alguém lhe fere, diz algo contrário sobre você, a carne deseja vingança, inclina-se a guardar mágoa; O Espírito não, Ele apazigua.

Logo, há constantemente uma guerra no interior da pessoa.

Então, como vencer, já que a carne é inimiga do Espírito?

Para ilustrar melhor, o Bispo Sérgio Correa usa como exemplo dois cães de luta. Imagine que ambos estão sobre os seus cuidados. Um é alimentado por você com a melhor ração, além de praticar exercícios diariamente. Enquanto o outro você deixa passar fome.

Quando os dois são postos em combate, quem você acha que irá ganhar? Com certeza o que foi alimentado.

Entre a carne e o Espírito acontece o mesmo: vence quem estiver mais forte.

O Bispo exemplifica que, sem se dar conta, muitos têm alimentado a carne em seu dia a dia.

O celular, por exemplo, pode ser usado para alimentar tanto um como outro. Se você, por meio dele, acessa a conteúdo pornográfico, a mensagens que disseminam a discórdia e a malícia na igreja, que estimulam a fofoca, que maldizem certas pessoas, a carne está sendo nutrida.

Mas se você tem o cuidado de só permitir que chegue até você conteúdo para edificação espiritual, o Espírito estará sendo fortalecido.

E não só com os smartphones é preciso cuidado. É necessário também vigiar para que a comunhão com Deus seja constante por meio da oração, na meditação em Sua Palavra e obediência aos Seus ensinamentos.

Acompanhe semanalmente aqui no Universal.org o estudo feito pelo Bispo Sérgio Correa sobre o capítulo 5 de Gálatas.

Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images