Sem barreiras para a criatividade: 3ª edição do ‘Calebe Criativo’ beneficiará idosos no Brasil e em mais 60 países

Evento gratuito ocorrerá neste fim de semana e terá oficinas de artesanato, workshops de culinária e exposição de peças artísticas

Imagem de capa - Sem barreiras para a criatividade: 3ª edição do ‘Calebe Criativo’ beneficiará idosos no Brasil e em mais 60 países

Neste fim de semana, nos dias 23 e 24 de março, cerca de 47,4 mil pessoas devem participar da 3ª edição do Calebe Criativo, que acontecerá nos 26 estados e no Distrito Federal. O evento gratuito, que contará com diversas atividades e apresentações para a terceira idade em todo o Brasil, também será realizado em mais 60 países.

A iniciativa do programa social Calebe Universal tem o objetivo de incentivar a criatividade e ressaltar os proveitos que a arte pode proporcionar aos participantes. Na programação da ação — a depender das condições de cada localidade — haverá oficinas de artesanato, workshops de culinária, dinâmicas e momentos culturais.

Praticar um hobby está associado a uma quantidade menor de sintomas depressivos, e a níveis elevados de felicidade e satisfação com a vida entre cidadãos idosos, de acordo com uma pesquisa britânica liderada pela University College London (UCL) e publicada na revista Nature Medicine.

Para a voluntária Lúcia de Fátima Ferreira, de 68 anos, promover esse tipo de iniciativa “não só oferece uma variedade de benefícios individuais, como contribui com a criação de uma sociedade mais inclusiva, em que pessoas de todas as faixas etárias (principalmente da terceira idade), são valorizadas e reconhecidas pelos seus talentos únicos”. Além disso, ela ressalta que “a idade não é uma barreira para a criatividade, e manter a mente ativa promove um envelhecimento saudável”.

O evento, que conta com o apoio de 9,6 mil voluntários e ocorrerá em 2,1 mil localidades brasileiras, também pretende resgatar o convívio social dos idosos, além de auxiliar no desenvolvimento da autonomia e os estimular a expressar suas ideias por meio das atividades. Em São Paulo, uma das principais ações acontecerá no sábado (23), às 10h, no Jardim Aricanduva, zona leste de SP.

Segundo o responsável pelo Calebe no Brasil, Valter Pereira, o intuito do “Calebe Criativo” é criar oportunidades para que os participantes possam aprender ou compartilhar habilidades. “Estamos determinados a fazer este encontro ser um grande estímulo para que muitos se destaquem nas artes”.

Reflexo do trabalho

Além deste movimento em especial, o programa mantém ativo o Projeto Artes, que visa promover uma melhor qualidade de vida por meio da prática de atividades artísticas e aulas gratuitas de crochê, tricô, corte e costura, fuxico, pintura e artesanato em geral.

Cada localidade, de acordo com suas condições e com o apoio dos voluntários, promove essas ações periodicamente, a fim de estimular a capacidade de criação e o convívio social entre os idosos.

Sobre o impacto para o dia a dia dos participantes, Valter Pereira acredita que ajuda a tirá-los da rotina. “Muitos ficam sozinhos, vivem em um ritmo bem parado e essa iniciativa auxilia mentalmente, pois estimula o exercício do cérebro através da criatividade”.

Como fruto e reflexo desse trabalho, os projetos artísticos e artesanais produzidos pelos integrantes do Calebe — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — nos últimos meses estarão em foco nos estandes de exposição no evento deste fim de semana.

Agenda: “Calebe Criativo” em SP

Data: 23/3

Horário: 10h
Local: Avenida Rio das Pedras, 630 – Jardim Aricanduva, São Paulo – SP

No exterior, o evento acontecerá nos seguintes países:

Alemanha, Angola, Argentina, Barbados, Bélgica, Botsuana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chile, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Essuatíni, Fiji, Filipinas, Gâmbia, Gana, Guadalupe, Guam, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Honduras, Ilhas Mauricio, Índia, Irlanda, Itália, Jamaica, Japão, Lesoto, Luxemburgo, Madagascar, Malawi, México, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Papua-Nova Guiné, Paraguai, Quênia, República Dominicana, Romênia, Ruanda, Saint Martim, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Sudão do Sul, Suriname, Tanzânia, Togo, Uganda, Uruguai, Venezuela.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Arte: cedida