Selfies no velório do Gugu: o ápice do desrespeito

Falta de amor ao próximo já alcançou milhões de pessoas

Imagem de capa - Selfies no velório do Gugu: o ápice do desrespeito

O apresentador Gugu Liberato foi velado entre os dias 28 e 29 de novembro. Para atender aos milhões de fãs, a família decidiu fazer o velório aberto ao público. Infelizmente, o luto de familiares, amigos e verdadeiros fãs não foi respeitado. Centenas de curiosos aproveitaram a oportunidade para conseguir mais uma selfie.

O desrespeito foi tão grande que uma mulher chegou a abordar o filho do apresentador, João Augusto, para pedir uma selfie sorridente com o rapaz. Educado, ele atendeu ao pedido. Entretanto, como pode ser visto na foto acima – e como seria o esperado -, nem ele nem sua mãe, Rose Miriam, estavam confortáveis com a situação.

Além das fotos, foram feitos vídeos e transmissões ao vivo. Qual o nível de falta de respeito e empatia uma pessoa deve ter para interromper um momento de dor e oração em troca de alguns likes?

Respeite a dor alheia

Em artigo, a escritora Núbia Siqueira explica que “em vários momentos da vida nos sentimos mal e pequenos, porém nenhum momento é pior que enfrentar a morte de um ente querido. Sabemos que é o fim de todos, completar a missão e partir, mas, na prática, enfrentar esse dia é muito difícil”.

Assim, é imprescindível que as pessoas ao redor respeitem a dor de quem perdeu um ente querido. “Há casos de tragédias ou mortes súbitas em que o baque é pior para aceitar e superar. E em todos os casos devemos ser solidários para ajudar as pessoas próximas, saber como nos comportar e o que dizer naquele momento”, diz Núbia, em outro trecho.

O caso de Gugu foi um desses, mas centenas de pessoas que foram ao velório não se preocuparam em ajudar ou se comportar com dignidade. Muitos eram apenas curiosos querendo ver de perto o corpo do apresentador. Pior: querendo publicar na internet e compartilhar com os conhecidos fotos e vídeos da dor alheia.

“Para mim, certos comportamentos em velório, revela o nível do adoecimento da sociedade. As pessoas estão perdendo completamente a sensibilidade e a noção”, comentou Núbia, em sua rede social.

Portanto, se você vai a um velório ou enterro, lembre-se: dedique-se em prestar condolências e oferecer conforto de fato. Deixe de pensar apenas em si mesmo por aqueles minutos. Ame ao próximo como gostaria de ser amado nesse momento de dor.

Você pode ler o artigo completo de Núbia Siqueira clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: Reprodução Internet