Selfies na internet: sinal de narcisismo vulnerável

Estudo demonstra baixa autoestima de quem vive postando fotos próprias

Imagem de capa - Selfies na internet: sinal de narcisismo vulnerável

Um estudo realizado pela Universidade de Nova York (EUA) aponta o “narcisismo vulnerável” como principal fator que leva as pessoas a postarem tantas fotos próprias em mídias sociais. De acordo com eles, quem age dessa maneira tem a necessidade de aprovação alheia.

Os pesquisadores estudaram o comportamento de quase 300 pessoas e concluíram dois tipos de narcisistas:

– Narcisistas grandiosos: os mais conhecidos pela literatura médica. São aqueles que têm senso inflado de sua própria importância, grande necessidade de chamar atenção, necessidade de ser muito admirado, falta de empatia pelos outros;

– Narcisistas vulneráveis: aqueles que têm a necessidade de chamar atenção e serem admirados, mas isso porque têm baixa autoestima, não são satisfeitos com a própria vida e constroem um senso de autovalidação por meio da opinião de outras pessoas.

Para os cientistas, esse segundo problema psicológico é o que está mais ligado às pessoas que postam selfies a todo instante, esperam ansiosas por curtidas e compartilhamentos e até brigam com conhecidos, porque eles não curtiram tal foto ou comentário.

“Esse tipo de narcisismo se tornou bastante comum na era da mídia social”, afirma o coautor do estudo, o professor Pascal Wallisch, do Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York. “Nosso trabalho revela que esses narcisistas não são grandiosos, mas inseguros. E é assim que parecem lidar com suas inseguranças.”

Ao contrário do esperado pelos narcisistas, porém, esse comportamento não melhora sua autoestima. E tampouco gera admiração de outras pessoas, afirma a coautora do estudo Mary Kowalchyk, da Escola de Medicina Icahn no Mount Sinai (EUA):

“Isso faz com que os outros gostem menos deles a longo prazo, agravando ainda mais suas inseguranças, o que leva a um ciclo vicioso de comportamentos narcisistas”.

Busque a plenitude

A escritora Cristiane Cardoso, autora do livro “A Mulher V: Moderna à Moda Antiga”, explica que  a pessoa que posta tantas selfies, muitas vezes, “está chorando por dentro e anseia se sentir melhor consigo mesma “:

“O que ela não sabe é que não se cura essa ferida com elogios e atenção alheia, pois quanto mais ela tiver, mais vai querer, como um vício. E vício faz mal, inclusive essa necessidade extrema de atenção nas redes, pois além de não resolver, também faz mal, basta um comentário negativo”.

Como o estudo demonstra, esse comportamento narcisista é incapaz de trazer a felicidade.

“A única forma de você se sentir bem aí dentro de você é conhecendo o Espírito Santo, que cura e resolve seu passado sem te condenar por ele. Que te faz feliz sem precisar de mais nada ou ninguém. Ele te realiza!”

Se você quer encontrar o verdadeiro amor de Deus, visite hoje mesmo a Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui e saiba o endereço.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: iStock