Seja o homem que sua família precisa

Por que ter cuidado com a saúde contribui para uma vida plena?

Imagem de capa - Seja o homem que sua família precisa

Homens, de modo geral, não costumam cuidar da saúde de forma adequada. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mais de 50% deles nunca consultaram um especialista para fazer a prevenção do câncer de próstata, por exemplo. Essa resistência de se cuidar é vista em outras situações: muitos não dão importância à atividade física regular para prevenir diversas doenças, como hipertensão, diabetes e até outros problemas que podem ser mortais.

Por outro lado, há quem vá a academia apenas para que pareça estar bem. Na verdade, o cuidado com a saúde é para que, além de visualmente bem, você esteja em forma e viva sua vida de maneira plena e sem abreviar a sua existência na Terra. Para isso, é preciso agir com inteligência e cuidar da saúde. Contudo muito dessa atitude masculina de não se cuidar está ligada, principalmente, à criação que o homem recebe para ser forte, ser o provedor da casa e não falhar em suas ações.

Para mostrar que a força de seus braços é suficiente para cumprir suas tarefas, infelizmente, vários deles acabam se descuidando, pois eles acreditam que têm de manter a imagem de que são imbatíveis e possuidores das soluções para todas as dificuldades. Nessa toada, há quem tente ignorar muitos problemas e até os de saúde, mesmo quando há sinais de que algo está errado. É a programação masculina fazendo efeito. Na infância, eles viram seus pais agirem dessa forma, se mostrando fortes, ou, ao contrário: quem não teve pai que agiu dessa maneira agora o faz, para se diferenciar daquela figura “falha”.

Entretanto, conforme ressalta o Bispo Renato Cardoso, é preciso mudar. “Somos uma combinação de corpo, alma, espírito e mente. O veículo do corpo é a saúde; o veículo da alma são os sentimentos; o veículo do espírito é a fé; o veículo da mente é a inteligência. Se você quer vencer suas guerras, superar as adversidades e ter uma vida completa, então envolva e desenvolva tudo de você”, orienta. Se cuidar faz parte desse processo. Se a saúde está bem, o homem terá muito mais condições de desempenhar suas tarefas e fazer mais por sua família e por seu crescimento pessoal, por exemplo. Aliás, é necessário lembrar que “vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós”. (1 Coríntios 6.19). E você não quer que Ele habite em uma casa mal cuidada, caindo em pedaços, certo? Cuidar do corpo também é demonstrar zelo por sua fé. O homem inteligente deve refletir em sua imagem e na saúde o estado de seu todo. Especialmente homens que servem na Obra de Deus, como pastores e obreiros, precisam ser exemplos para outros homens. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”. (1 Coríntios 10.31).

Mas, antes de sair correndo para fazer uma atividade ou uma dieta sem nenhuma orientação, use a cabeça. Ela não serve apenas para colocar boné. Vá ao médico e faça um check-up. Vá também ao nutricionista. Com esse direcionamento profissional, você poderá praticar sua atividade física preferida sem correr riscos e ser o homem que sua família precisa.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: getty images