Salomão quer se explicar

Reis Especial estreia no dia 18 de março e vai fazer você entender as razões que levaram o rei mais sábio a arruinar uma nação inteira

Imagem de capa - Salomão quer se explicar

A décima temporada da série Reis, exibida pela Record e pelo Univer Vídeo, volta em abril. Mas, antes de ver o homem mais sábio que já existiu arruinar a si mesmo e a uma nação inteira, é preciso entender como ele chegou a esse ponto. E é isso que os telespectadores da série vão conferir em 25 capítulos, a partir do dia 18 de março.

A autora da série, Cristiane Cardoso, revela que o especial contará com o próprio Salomão narrando e se explicando até agora, em um compilado de cenas das sétima, oitava e nona temporadas. Será como se ele estivesse vendo o filme da própria vida e se explicando à medida que as cenas passam. É por isso que esse resumo especial inclui cenas da sétima temporada, que mostra o pecado de Davi e Bateseba, os pais de Salomão e como ocorreu o casamento deles. É desse acontecimento que o sábio rei traz a raiz de sua insegurança. “Para alguém se conhecer, ele precisa conhecer sua história antes de ser gerado”, conta Cristiane. Essa narrativa de Salomão seguirá até a última cena da nona temporada. A ideia, segundo a autora, é que quando a décima temporada estrear, o telespectador entenda todos os detalhes da história.

De inseguro A rei sábio
Cristiane explica que Salomão começou a vida em desvantagem por causa da reputação de seus pais. Tal reputação foi resultado do fato de Davi ter se envolvido com Bateseba quando ela ainda era casada com Urias, um de seus soldados mais fiéis. Como resultado do adultério, Bateseba engravidou e, para encobrir o erro e evitar uma situação pior para ela, que poderia ser apedrejada, Davi ordenou que Urias fosse enviado para a frente de batalha. Com isso, Urias morreria e Davi poderia se casar com Bateseba a tempo de encobrir a gravidez.

O plano de Davi saiu como o esperado, mas a dor de ter feito o que não agradava a Deus foi inevitável. Porém, mesmo depois do arrependimento sincero e de o casal ter se consertado com Deus, as consequências vieram. “Isso causou em Salomão uma insegurança enorme e, ao saber que seria o sucessor do pai (visto na oitava temporada), isso só aumentou sua insegurança. Isso não deu a ele aquela segurança de que Deus daria tudo de que ele precisava. Salomão estava mais inseguro ainda porque não tinha boa reputação por causa do que aconteceu com seus pais e, diante do povo, dos irmãos e da família toda, ele não acreditava em si mesmo”, afirma a autora.

A insegurança de Salomão é superada quando ele tem um encontro com Deus, o que é exibido na nona temporada. “Deus ajuda Salomão, dá a ele sabedoria, fala que vai estar com ele o tempo todo e Salomão passa a acreditar em si mesmo. Só que ele cometeu alguns erros: ele tinha um filho fora do casamento, ele tinha se casado com uma egípcia, uma estrangeira, o que era contra as leis de Deus, e ele estava em um contexto em que existiam muitas mulheres na vida dele”, diz Cristiane.

Com um reino bem-sucedido e com a boa reputação gerada por toda a sabedoria que recebeu de Deus, a autora destaca que Salomão passa a focar no reino dele. E a forma que ele escolheu para desenvolver seu reinado foram as alianças de casamento. Segundo a autora, essa decisão revela a ingenuidade do rei, pois ele acreditava que não precisaria se relacionar com as mulheres, apenas deixá-las no harém. Entretanto, quando elas começam a seduzi-lo, Salomão começa a ceder. “Ele está se entregando para as inclinações que ele tem com mulher, porque ele é rei e pode. Ele não vê isso como pecado, ele pensa: ‘eu tenho que fazer a minha parte, elas são minhas esposas, eu preciso de herdeiros, não estou fazendo nada de errado, não estou traindo ninguém’. Mas, sim, ele estava traindo a Deus”, conta Cristiane.

Essa é a parte crucial da história de Salomão: as mulheres. “Ele se casou com mulheres estrangeiras e estava bem claro na lei que não era para que isso acontecesse. Isso é o que faz Salomão se corromper”, diz.

Mas o telespectador só verá essa parte em A decadência, a décima temporada da série. Até lá,
prepare-se para ver o rei Salomão se explicando de segunda a sexta-feira, às 21h, na Record e na plataforma Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: LEANDRO MARCIO / JPSFREITAS / ULISSES NETTO / ULISSES MARTINS NETTO