Rede aleluia

Notícias | 14 de outubro de 2018 - 00:05


Saiba se está na hora de você mudar de emprego

Entenda o que é necessário avaliar antes de tomar esta decisão

Para muitas pessoas, falar em troca de emprego pode parecer algo improvável ou impensável atualmente, ainda mais levando em consideração o período conturbado que o Brasil atravessa, com eleições e os panoramas político e econômico sujeitos a diversas alterações. Contudo existem fatores que contam para que se pense em uma mudança.
Mas, antes de qualquer decisão, é fundamental se preparar para criar estratégias e visualizar que nenhuma porta deve ser fechada quando se tem o objetivo de crescer, seja optando em investir em uma carreira específica, seja empreendendo.
No papel
Para a psicóloga paulista, consultora de carreiras e coach Luciane Vecchio, de 40 anos, que atua na área de recursos humanos, antes de mudar de emprego ou de área, é preciso pesar as possibilidades. “Nem sempre se deve trocar de trabalho só por uma questão financeira. Deve ser feito um levantamento de prós e contras. É bom fazê-lo de forma prática mesmo: pegue um papel e descreva tudo o que você tem na empresa atual e o que deseja para sua carreira e seu futuro profissional. Avalie cada item detalhadamente para compreender em que tipo de empresa gostaria de estar, visualizando e construindo o cenário mental daquele local. Itens como distância de sua casa, localização, porte, remuneração, treinamentos, equipe, valores e benefícios também devem ser analisados”, aconselha.
Objetivo
Luciane explica que é importante entender aonde se quer chegar e realizar um planejamento em curto, médio e longo prazos. “Profissionais que simplesmente trocam de emprego sem ter um critério definido podem ter uma dor de cabeça logo adiante. Essa decisão deve ser tomada de forma assertiva. O que conta para um pode não contar para outro. Por exemplo, uma pessoa pode se preocupar mais com salário e outra com localização. Por isso, é importante que você conheça a si mesmo e entenda seus valores e suas necessidades”, avalia.
Razões verdadeiras
Na opinião da coach, embora muitas pessoas pesem também o tempo de serviço dedicado à organização em que estão, ele não deve ser o fator preponderante para a mudança. “Não indico sair de uma empresa apenas pelo fato de estar nela há anos. As motivações devem ser buscar novas oportunidades de carreira, crescimento e aprendizado. Hoje em dia não se vê mais com preconceito quem fica bastante tempo na mesma empresa. O importante é não parar de estudar, se especializar, aprender, trocar, fazer cursos, ampliar seu networking, conhecer pessoas que executam as mesmas atividades que você, e diversificar seus conhecimentos”, explica.
De olho no mercado
Para Luciane, o que deve prevalecer para fazer a troca de emprego é o desejo de não ficar estacionado: “A ideia é sempre evoluir e nunca parar de olhar o mercado. Se estiver insatisfeito, deve buscar vagas de seu interesse e principalmente entender o que as empresas estão procurando. Se o seu inglês não é avançado, busque estudar e se desenvolver. Cada área tem suas exigências técnicas e isso deve ser levado em conta. Bons profissionais não estão necessariamente sempre trocando de empresa, mas se mantêm atentos ao mercado, às inovações e às tendências”, afirma.
Networking
Nesse contexto, acomodação é uma palavra que não deve existir no vocabulário de um profissional. “Já se foi o tempo em que a estabilidade era o mais importante. Uma pessoa nunca pode pensar que está segura em um lugar. Ela tem de ter o plano B, C e as demais letras do alfabeto. Mesmo que esteja bem na empresa atual, mantenha seu currículo atualizado, deixe seu perfil em redes sociais profissionais bem preenchido, faça networking constante e realize treinos de entrevistas com profissionais qualificados”, orienta.
Planejamento
Para Luciane, também é importante fazer projeções econômicas pessoais em relação ao futuro se você quiser empreender: “nos tempos atuais, em que tudo muda rapidamente, estar antenado é essencial. Se a pessoa atua, por exemplo, em um setor que está fortemente em crise, é fundamental fazer um apanhado das empresas e seus segmentos. O importante é avaliar com critério, sem pressa e com base em um planejamento detalhado.”

Congresso para o Sucesso 

Uma reunião que inspira novas ideias e traz motivação para superar desafios financeiros. Todas as segundas-feiras no Templo de Salomão em uma Universal mais próxima de você. Confira horários e endereços aqui


  • Eduardo Prestes / Foto: Fotolia / Arte: Eder Santos 



reportar erro