Saber é uma coisa, praticar é outra

Entenda por que guardar a Palavra de Deus mostra que uma pessoa tem comunhão com Ele

Imagem de capa - Saber é uma coisa, praticar é outra

É comum encontrarmos ao longo da Bíblia passagens que dizem para guardarmos a Palavra de Deus. Inclusive, quando guardamos a Sua Palavra, mostramos que temos comunhão com Ele e o Seu amor é aperfeiçoado em nós (1 João 2.5). “Quem guarda a Palavra de Deus se mantém nela”, ressaltou a escritora Cristiane Cardoso durante meditação sobre o livro de Salmos, exibida, ao vivo, às segundas e sextas-feiras pela plataforma de streaming Univer Vídeo.

Mas como é possível guardar a Palavra de Deus? Isso significa memorizá-La? Segundo ela, é um engano acreditar que apenas o fato de saber o que está escrito na Bíblia é uma prova de que uma pessoa coloca Deus em primeiro lugar na vida dela, afinal, conhecer a Palavra de Deus é diferente de praticá-La. Ela esclareceu que mostramos se vivemos de acordo com a Palavra em nossas atitudes diárias, pois tudo que fazemos revela a consideração que damos a Deus.

Guardando e usando
Quando ouvimos a Palavra de Deus, nós A guardamos com o intuito de usá-La quando a ocasião pedir. Nesse sentido, a escritora destacou que quando afirmamos que Deus está em primeiro lugar em nossa vida, como ensina o primeiro grande mandamento (Marcos 12.30), espera-se que todas as nossas escolhas, desde as cotidianas até as que podem nos gerar ganhos ou perdas consideráveis, sejam feitas a partir desse princípio.

No entanto Cristiane lembrou que, com o passar do tempo, algumas situações podem nos oferecer argumentos que, se usados por nós, mostram que Deus não é soberano em nossas vidas. “Eu guardo a Palavra de Deus quando Ela está sempre sobre os meus argumentos, sobre os meus achismos, sobre como eu me sinto, sobre o que as pessoas dizem. Quando vêm outras coisas que ficam acima dEla, então eu já deixei de guardá-La”, enfatizou. Para que nenhum argumento se sobreponha à Palavra de Deus, é necessário, como descrito no Salmo 15, “falar a verdade no coração”, ou seja, sempre questionar os próprios argumentos, pois é no coração que nos enganamos.

Outro exemplo que Cristiane usou para ilustrar o tema é de ir ou não à Igreja. Se afirmamos que Deus está em primeiro lugar, reconhecemos que a Palavra dEle diz para congregarmos (Hebreus 10.25). Assim, não aceitamos nenhum argumento que sobressaia à Palavra de Deus, pois é Ela que está escrita, enquanto a nossa palavra só tem valor se estiver baseada na Palavra dEle. Por isso, quem coloca Deus em primeiro lugar não usa desculpas como “eu não preciso ir à Igreja para falar com Deus”, “Deus está em todo lugar” ou “Deus entende que eu não vá à Igreja”.

É nos detalhes do que fazemos que Deus vê se está sendo honrado e colocado em primeiro lugar. Logo, como fazemos e a intenção de nossas ações também contam.

Cristiane finalizou a meditação enfatizando a importância de guardar o que Deus diz da maneira certa. “Quem guarda a Palavra de Deus se mantém nEla e consegue praticá-La porque vive guardando, vive na rocha. Quem não A guarda mostra que ouviu e não praticou, porque a prática não é no agora, é quando você está em uma situação em que tem que decidir ‘a quem eu vou ouvir?’”

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: getty images