Rezom: a pedra na sandália do rei Salomão

Na décima temporada da série Reis será possível ver como Deus instiga e usa um inimigo declarado para disciplinar a quem Ele ama

Imagem de capa - Rezom: a pedra na sandália do rei Salomão

A Decadência, décima temporada da série Reis, mostra a queda do reinado de Salomão e, consequentemente, de Israel. O declínio de um reino, dentre outros fatores, está também intimamente ligado à presença de inimigos e Rezom (interpretado pelo ator Nando Rodrigues) será um dos três adversários que o Próprio Deus usará contra Salomão (Guilherme Dellorto).

A Bíblia fala pouco desse personagem. A única passagem está no livro de 1 Reis 11.23-25, quando, por não ter se mantido fiel como Davi, Deus descreve a Salomão o que irá lhe suceder e são revelados os adversários levantados contra o monarca: “Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá, contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou; e, indo-se para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco. E foi adversário de Israel, por todos os dias de Salomão, e isto além do mal que Hadade fazia; porque detestava a Israel, e reinava sobre a Síria.”

Rezom foi servo do rei de Zobá, chamado Hadadezer, que foi derrotado pelo rei Davi. Foi neste momento que Rezom foge do seu senhor e forma um grupo de mercenários. Se aproveitando da fraqueza em que o reinado de Zobá ficou, ele toma a cidade de Damasco, que era a capital do reino, e se torna rei.

Com base nessas informações e tendo em mente que Rezom era um mercenário e que já tinha traído o seu senhor, a autora Cristiane Cardoso contou, em entrevista à Folha Universal, que isso já revela a má índole do personagem. No entanto, como a Bíblia revela que no reinado de Salomão houve tempos de paz, pensar em um inimigo que reinava na Síria, onde uma guerra não havia sido declarada, é pensar que os desafios que ele impôs a Salomão teriam ocorrido no aspecto pessoal. “Tivemos que criar situações para explicar por que a Bíblia diz que Deus o levantou como adversário de Salomão. Ter que lidar com um rei que é descaradamente o seu inimigo e não entrar em guerra contra ele é ter que engolir suas provocações o tempo todo. Daí a razão de sua obsessão com Naamá e todos os ‘rolos’ que já vimos o sujeito criar contra Salomão tanto na nona temporada como veremos na décima”, diz Cristiane.

Na trama, a explicação para a obsessão de Rezom por Naamá (Ingrid Conte) decorre da semelhança dela com Adara, princesa de Zobá, que morreu quando a cidade foi invadida pelo rei Davi (Cirillo Luna) e o seu Exército. Adara estava grávida de Rezom quando morreu, o que aumentou a sua dor. Então, a semelhança de uma das esposas de Salomão com o seu grande amor e o fato dele ser filho de quem provocou a sua morte geraram motivações suficientes para Rezom agir contra o rei de Israel.

Uma das muitas provocações a Salomão que serão vistas pelos telespectadores da série é a relacionada a Roboão, filho primogênito do monarca de Israel com Naamá e futuro herdeiro do trono. “A nova temporada de Reis vai mostrar Roboão fugindo do pai e indo morar com Rezom, não porque o amava, mas por causa do ódio que acumulou por todos os anos que viveu longe de Salomão. Rezom não era um pai. Seu interesse em relação a Roboão tinha nome: Naamá”. Rezom foi adversário de Israel todos os dias em que Salomão viveu e, por isso, a presença desse personagem está garantida até o final da
décima temporada.

Tirando provei todo inimigo
Cristiane conta que quem está atento à trama desde o início “pôde perceber que Rezom só fortaleceu os laços familiares enfraquecidos de Salomão com Naamá. Salomão teve que resgatá-la de Rezom, empreendeu um imenso esforço e correu muito perigo, pelo fato dele ter tido cuidado em não entrar em guerra, como Deus lhe havia prometido”. E é neste aspecto que podemos entender a razão do Próprio Deus suscitar um inimigo contra Salomão. “Os problemas que se levantam contra aqueles que são escolhidos por Deus os levam a se voltarem para Ele, quando estão distraídos com suas bênçãos, e a se lembrarem que não são nada sem Ele e que precisam depender dEle em meio as bênçãos que Ele concede”, explica Cristiane.

Mas será que Salomão vai tirar proveito e aprender a lição? É o que você vai conferir na décima temporada, que já está disponível na plataforma Univer Vídeo e que estará em breve também na Record.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: SERIELLA PRODUCTIONS / JPSFREITAS