Reverência: da palavra à ação
Você honra de verdade a Deus em seu cotidiano ou o seu comportamento é só um jogo de aparências?
Você vai visitar alguém. Chega na casa daquela pessoa e vai entrando sem cumprimentá-la direito. Senta-se na melhor poltrona, liga a TV e põe os pés na mesa de centro lustrada e limpa. O anfitrião olha para você esperando que comece uma conversa, mas você não o faz. Ele, então, toma a iniciativa. Mas você interrompe o dono da casa para falar só sobre assuntos de seu interesse. E assim o tempo passa.
Na saída, você se levanta e sai andando, sem nem ao menos se despedir direito. Mesmo assim, ele lhe dá um presente. Vamos supor que seja uma quantia razoável de dinheiro, algo que seja suficiente para você comprar algo que deseja muito. No caminho para casa, você entra em um bar qualquer e gasta tudo com bebidas para você e os “amigos”.
Talvez esses hábitos não tenham nada a ver com você. “Mas eu não trato um anfitrião assim nem mesmo bebo álcool”, você deve estar pensando agora.
Mas, se você dispersa sua mente durante uma reunião na igreja, puxa conversa com o vizinho de cadeira, vasculha as redes sociais para ver o que tem de interessante, não dá a mínima para a Bíblia que você trouxe de casa e não dá atenção ao que o pastor diz, preste atenção: sim, isso tem a ver com você.
Acontece que você está na casa de Deus e, como no exemplo lá do primeiro parágrafo, não dá a devida atenção, o devido respeito ao Dono da casa. Entrou nela só para satisfazer seus próprios interesses, sem nem sequer dar atenção ao que Ele quer lhe dizer por meio de Sua Palavra.
Zelo e cuidado
Quantas vezes lhe foram concedidas bênçãos – saúde, um bom casamento, um trabalho satisfatório e até mesmo dinheiro – e quantas vezes você não se empenhou para cuidar daquilo usando a bênção com honra e decência?
Pois é disso que queremos falar aqui. De reverência. Não só aquela que diz respeito às boas maneiras, a um simples cumprimento, mas aquela que se traduz em respeito e amor por Deus e pelas coisas que têm a ver com Ele.
Claro que seu comportamento é importante. Devemos entrar na igreja para focar nossa atenção exclusivamente em Deus e no direcionamento que Ele quer nos dar. Mas ser reverente vai além disso.
Em sua empresa, seja você dono, seja funcionário, você atenta às regras de boa convivência e ao regulamento elaborado justamente para que tudo funcione bem? Cuida direito do equipamento que puseram sob sua responsabilidade? Ao usar o banheiro coletivo, não desperdiça papel higiênico e sabão, dá descarga, evita molhar o chão indevidamente e deixa tudo pronto para o próximo usuário? Ou você é o tipo de pessoa que não faz nada disso e ainda por cima espalha sua sujeira pelas maçanetas, corrimãos, equipamentos e por onde passa? Seu trabalho é um presente de Deus e deve ser honrado como tal nos mínimos detalhes.
Em casa há o devido respeito? Você trata sua esposa (ou o seu marido) com decência, seus filhos com dignidade, seus pais e avós com reverência? Ou desperdiça a companhia dessas pessoas tão preciosas, enquanto muita gente daria tudo para ter uma família?
E com você mesmo? Se é cristão, lembre-se de que escolheu receber o Espírito Santo em sua vida. Dessa forma, seu corpo é um templo para Ele. Você cuida de sua saúde para manter esse templo ou sai comendo e bebendo qualquer bobagem, é sedentário, polui sua mente com pornografia e entretenimento sem sentido? Desrespeitar a si mesmo também é uma forma de desrespeitar a Deus.
O exemplo do Templo
Olhe o Templo de Salomão. Ele é um bom exemplo do que a Universal quer ensinar a você sobre o respeito a Deus. Lá você deve se vestir com decência e capricho. Deve deixar seu celular em um lugar seguro, para que o aparelho não atrapalhe seu foco. Deve fazer silêncio. Tem que preservar aquele espaço, suas instalações e equipamentos. É na casa de Deus que você está e a atenção deve ser para o Anfitrião, não para você mesmo.
No Templo de Salomão, é possível resgatar essa reverência a Deus que estava se perdendo no meio cristão, mas que era bem presente entre o antigo povo hebreu, como vemos no Antigo Testamento.
Com esse respeito, esse silêncio, esse comportamento, o recado é bem claro. É como se você dissesse: “estou aqui para o Senhor, pronto a receber Sua orientação para minha vida”. E não para pensar em outros assuntos. Há uma cidade inteira lá fora para isso. Mas sua reverência no Templo também renderá frutos fora dele.
Já reparou que aqueles que são mais reverentes a Deus, aos assuntos e bênçãos dEle (mas de coração, não só de aparência) são justamente aqueles que mais conquistam coisas boas na vida? É porque a reverência é uma atitude que se encaixa perfeitamente em outra: a obediência.
É óbvio que é necessário ser respeitoso em relação à casa de Deus, que é um símbolo de Sua presença entre os homens. Mas, por que essa atitude não deve ser restrita à casa de Deus? A resposta é mais simples do que parece: Deus é onisciente.
Ele está em todos os lugares. Significa que Ele está onde você estiver. Mesmo que alguém opte por se afastar dele com suas ações, Ele não se afastará. Então, a reverência a Ele deve acompanhar você em qualquer lugar.
Portanto, reverência não é só uma questão de protocolo, de etiqueta, de conduta de uma instituição. É uma forma concreta, palpável mesmo, de demonstrar com uma ação, com uma atitude, todo esse amor a Deus que você diz que tem quando canta um louvor, quando ora e quando passa o conhecimento para outras pessoas do que é uma vida com Ele.
Se alguém não respeita, não adianta dizer que ama. Uma coisa não funciona sem a outra. Ser reverente a Deus é honrá-lo com o que você tem, o que você é, o que você faz. Sempre. Afinal de contas, há muito tempo nos foi ensinado o primeiro passo: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Provérbios 9.10
Compartilhe nas redes sociais.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
