Ressocialização: UNP da Bahia oferece cursos de capacitação profissional para detentos

Formatura de 96 presos contará com a presença de familiares e autoridades

Imagem de capa - Ressocialização: UNP da Bahia oferece cursos de capacitação profissional para detentos

Nesta quarta-feira (10), aconteceu a formatura da primeira turma de participantes da “Jornada de Desenvolvimento Humano e Empregabilidade”, no Conjunto Penal de Lauro Freitas, localizado na Bahia. A iniciativa é uma parceria da Universal nos Presídios (UNP) com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) do estado, que através de cursos de capacitação profissional promovem a ressocialização de encarcerados.

Devido a questões logísticas, nem todos os formandos das quatro unidades onde o trabalho foi desenvolvido puderam participar da solenidade. Ao todo, 96 internos se graduarão ao longo das próximas semanas nas áreas de Hidráulica, Panificação, Fabricação de sorvetes, além de Manutenção de microcomputadores.

Os cursos, com aulas teóricas e práticas, foram ministrados por voluntários da UNP, que são profissionais atuantes nas atividades.

“Nós vamos certificar alguns detentos que tiveram a oportunidade de fazer um curso porque querem mudar de vida, ter dignidade, levar o pão de cada dia para seu lar e dormir em paz – o que não acontece quando se vive na marginalidade”, explica o responsável pela UNP na Bahia, Marcio Silva.

“Todos os dias, nós nos deparamos com mães entrando e saindo das unidades prisionais. Algumas delas carregam esta frustração: ‘sempre idealizei isso e aquilo para o meu filho e eu não tive a oportunidade de participar de uma formatura dele’. Agora, muitas mães terão essa oportunidade e, certamente, ficarão muito emocionadas”, finaliza.

Na formatura, cada detento contou com a presença de até dois familiares, que o ajudaram no momento da graduação. Além deles, participaram do evento juízes, desembargadores e outras autoridades que apoiam a iniciativa e entendem a importância desse momento na vida daqueles que almejam retornar à sociedade e ao convívio familiar.

Segundo levantamento do Depen, a Bahia conta com população carcerária de 13.373 presos.

A Universal nos Presídios surgiu há mais de 30 anos e atua nas penitenciárias masculinas e femininas de todo o Brasil. O programa social é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus e em 2021 ajudou mais de 620 mil brasileiros.

imagem do author
Colaborador

UNIcom