Rede aleluia
Ressocialização: UNP da Bahia oferece cursos de capacitação profissional para detentos
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 10 de Agosto de 2022 - 18:20


Ressocialização: UNP da Bahia oferece cursos de capacitação profissional para detentos

Formatura de 96 presos contará com a presença de familiares e autoridades

Ressocialização: UNP da Bahia oferece cursos de capacitação profissional para detentos

Nesta quarta-feira (10), aconteceu a formatura da primeira turma de participantes da “Jornada de Desenvolvimento Humano e Empregabilidade”, no Conjunto Penal de Lauro Freitas, localizado na Bahia. A iniciativa é uma parceria da Universal nos Presídios (UNP) com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) do estado, que através de cursos de capacitação profissional promovem a ressocialização de encarcerados.

Devido a questões logísticas, nem todos os formandos das quatro unidades onde o trabalho foi desenvolvido puderam participar da solenidade. Ao todo, 96 internos se graduarão ao longo das próximas semanas nas áreas de Hidráulica, Panificação, Fabricação de sorvetes, além de Manutenção de microcomputadores.

Os cursos, com aulas teóricas e práticas, foram ministrados por voluntários da UNP, que são profissionais atuantes nas atividades.

“Nós vamos certificar alguns detentos que tiveram a oportunidade de fazer um curso porque querem mudar de vida, ter dignidade, levar o pão de cada dia para seu lar e dormir em paz – o que não acontece quando se vive na marginalidade”, explica o responsável pela UNP na Bahia, Marcio Silva.

“Todos os dias, nós nos deparamos com mães entrando e saindo das unidades prisionais. Algumas delas carregam esta frustração: ‘sempre idealizei isso e aquilo para o meu filho e eu não tive a oportunidade de participar de uma formatura dele’. Agora, muitas mães terão essa oportunidade e, certamente, ficarão muito emocionadas”, finaliza.

Na formatura, cada detento contou com a presença de até dois familiares, que o ajudaram no momento da graduação. Além deles, participaram do evento juízes, desembargadores e outras autoridades que apoiam a iniciativa e entendem a importância desse momento na vida daqueles que almejam retornar à sociedade e ao convívio familiar.

Segundo levantamento do Depen, a Bahia conta com população carcerária de 13.373 presos.

A Universal nos Presídios surgiu há mais de 30 anos e atua nas penitenciárias masculinas e femininas de todo o Brasil. O programa social é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus e em 2021 ajudou mais de 620 mil brasileiros.


Ressocialização: UNP da Bahia oferece cursos de capacitação profissional para detentos
  • UNIcom / Fotos: cedidas 


reportar erro