Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 15 de setembro de 2019 - 00:05


Resiliência: como desenvolvê-la?

Saiba como alcançar bons resultados na área profissional mesmo diante de obstáculos

Você pode ter ouvido falar de resiliência, mas sabe o que significa? Segundo os princípios da Física, é a capacidade de um material resistir a grandes impactos ou deformações e depois voltar à sua forma original. No sentido figurado, é ser capaz de se adaptar e de se recuperar.

O mundo corporativo pegou a palavra emprestada da Ciência para definir um tipo de trabalhador muito requisitado atualmente pelas empresas, segundo explica a estrategista em planejamento de carreira Patricia Dalpra, do Rio de Janeiro: “o profissional resiliente é aquele que tem firmeza de propósitos, administra bem situações desconfortáveis, supera obstáculos, tem inteligência emocional e sempre chega ao fim na execução das suas tarefas”.

Ser resiliente no trabalho é uma característica que as empresas exigem dos profissionais que ocupam cargos mais altos. “Ser um profissional resiliente pode trazer benefícios incríveis não apenas para a empresa, mas para o próprio futuro de sua carreira”, diz Patricia.

Por isso, é importante se tornar um profissional com esse perfil. “Diante dessa realidade, saber ao certo o que é resiliência profissional e como desenvolvê-la pode ser muito interessante”, alerta Patricia. Sim, você entendeu corretamente: a especialista afirma que a resiliência pode ser desenvolvida e aprimorada. Mas ela ressalta que isso só acontece se o profissional “adota as posturas mais adequadas e tem um posicionamento estratégico diante dos desafios da carreira”.

Superação
Analisando o significado de resiliência, percebemos que a palavra superação se relaciona a ela. É por meio de ambas que muitas pessoas alcançam vitórias em muitas áreas além da profissional: na amorosa, na saúde, nos estudos, na financeira e, sobretudo, na espiritual, que influencia todos as anteriores.

Vale enfatizar que não basta ter conhecimento técnico se você não souber usá-lo e adequá-lo à realidade interna e externa da empresa em que trabalha. Para isso, é preciso enxergar soluções quando os problemas surgem e executá-las com os meios disponíveis. E tem mais: o desenvolvimento da resiliência depende dos valores pessoais e do controle das emoções. Ou seja, também é importante estar satisfeito internamente.

Nas palestras da Nação dos 318, que acontecem às segundas-feiras no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima, você aprende características que também ajudam a desenvolver a resiliência.


  • Marcelo Rangel / Foto: Getty Images 


reportar erro