Remédios para emagrecer podem causar dependência

Eles ainda trazem uma série efeitos colaterais e nenhum benefício

Os remédios para emagrecer ainda são  populares no Brasil, mas há alguns anos as autoridades começaram a descobrir seus malefícios. Tanto que em 2011, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retirou do mercado três deles (mazindol, femproporex e anfepramona). Entenderam que os riscos do uso superavam os benefícios do tratamento. Além disso, eram ineficazes.

“[Apresentaram] resultados absolutamente insatisfatórios no médio e longo prazo, além de trazerem efeitos colaterais que incluem risco de dependência, aumento da hipertensão arterial e problemas psiquiátricos, bem como outros danos ao cérebro e ao sistema cardiovascular”, disse a agência por meio de nota.

Mas só recentemente o STF (Supremo Tribunal Federal) vetou uma lei de 2017 que permitia a comercialização e o uso deles e da sibutramina. Ademais, somente sob receita médica. No entendimento da Corte, cabe somente à Anvisa decidir sobre o assunto.

Mesmo assim, ainda é possível adquirir os medicamentos de forma ilegal, como faz Patricia Edwirges Carvalheiro, de 38 anos, que desde a adolescência faz uso deles.

Solução pela fé

Remédios, como qualquer outra substância ou prática, também podem se tornar uma dependência. Isso acontece porque o vício é um espírito que, por meio do nome de Jesus, é arrancado. Por isso a cura é real.

No tratamento para a Cura dos Vícios há uma equipe pronta para orientar e ajudar os que estão decididos a vencer a dependência ou lutam por um familiar.

Foi essa cura que Caroline encontrou para o vício em remédio, álcool e compulsão alimentar. Confira:

Os encontros acontecem aos domingos, às 15h, na Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock