Relógio do Juízo Final e o ajuste dos ponteiros em 2024

Confira os sinais que ameaçam a existência da humanidade, segundo cientistas nucleares

Imagem de capa - Relógio do Juízo Final e o ajuste dos ponteiros em 2024

Em 23 de janeiro, cientistas nucleares do grupo Bulletin of the Atomic Scientists atualizaram os ponteiros do Relógio do Juízo Final (“doomsday clock”, em inglês), que foram mantidos a 90 segundos para a meia-noite, a mesma previsão anunciada em 2023.

O relógio, de forma simbólica, avalia o quão próximo a humanidade está de destruir o mundo. E, atualmente, a marca de 90 segundos para a meia-noite foi o sobreaviso mais próximo do fim.

Entenda:

A lógica utilizada pelo Relógio do Juízo Final é simples: quanto mais próximo os ponteiros estiverem da meia-noite, mais próximo do fim o mundo e a humanidade estão.

A posição dos ponteiros do relógio é determinada por cálculos matemáticos realizados pelo grupo de cientistas responsáveis, que medem a probabilidade de eventos catastróficos acontecerem, como guerras nucleares, mudanças climáticas, doenças epidêmicas, entre outros.

O ajuste dos ponteiros ao longo da história:

  • 1947 – Criação do Relógio do Juízo Final – 7 minutos para meia-noite
  • 1949 – Primeiro teste nuclear soviético – 3 minutos para meia-noite
  • 1953 – EUA testam bomba de hidrogênio-  2 minutos para meia-noite
  • 1991 – Fim da Guerra Fria – 17 minutos para meia-noite
  • 1998 – Índia e Paquistão testam armas nucleares – 9 minutos para meia-noite
  • 2007 – Coreia do Norte realiza teste nuclear – 5 minutos para meia-noite 
  • 2015 – Mudanças climáticas e preocupações nucleares – 3 minutos para meia-noite
  • 2023 – Guerra na Ucrânia, preocupações com o clima e armas nucleares – 90 segundos para meia-noite
  • 2024 – Guerra na Ucrânia, preocupações com o clima, armas nucleares e a Inteligência Artificial – 90 segundos para meia-noite

Vale notar:

Embora tais medições não sejam exatas para determinar o fim dos tempos, a preocupação indicada pela ciência confirma o que adverte as Sagradas Escrituras: a Terra tem prazo de validade.

“… quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.” (Mateus 24.33)

No entanto, a discussão levantada acende um alerta muito além dos riscos da extinção que ameaça a humanidade, isto é, o que acontecerá com a sua alma depois disso?

O que fazer a respeito:

Em suas anotações de fé disponíveis na Bíblia Fiel Comentada, o Bispo Edir Macedo ressalta que Deus reservou apenas para Si o conhecimento do dia e da hora em que este mundo virá ao fim e a Sua justiça será manifesta, no entanto, “a ordem de manter uma vigilância constante em relação a Salvação de sua alma sempre estiveram presentes nas palavras do Senhor Jesus”.

Com isso, não ignore os sinais, cuide de sua alma! Participe todas as quartas-feiras do Estudo Bíblico realizado pela Universal e aprenda como alcançar e manter a sua Salvação. Esteja presente no Templo de Salomão, localizado na Av. Celso Garcia, 605, no Brás, ou busque aqui um endereço mais próximo de sua residência.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Reprodução/Bulletin of Atomic Scientists/Facebook e iStock