Rede aleluia
Reis: é novela  ou é série?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 23 de Janeiro de 2022 - 00:05


Reis: é novela ou é série?

Inovando mais uma vez, a Record TV vai contar a saga dos reis de Israel de uma forma como você nunca viu

Reis: é novela  ou é série?

Um povo que era guiado pelo Próprio Deus e, por isso, não precisava ser governado por nenhum homem. Um dia, porém, ele viu que as outras nações tinham um rei e quis ser como elas. Essa é a história da nação de Israel que será contada em Reis, nova superprodução da Record TV, ainda sem previsão de estreia. Baseada nos livros bíblicos de I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares, que relatam a história dos reis que guiaram o povo de Israel, a trama é escrita por Raphaela Castro e tem direção-geral do argentino Juan Pablo Pires.

Um dos grandes diferenciais de Reis, como conta a autora em entrevista à Folha Universal, é o fato da produção ser uma novela, mas com “pegada de série” e uma das mais longas da emissora. “É uma coisa inovadora que a Record está fazendo. Ela já inovou em Gênesis, fazendo uma história que tinha várias fases, e Reis é um upgrade (atualização) de Gênesis porque, além de ser algo parecido, com o que a gente chamou de “fase”, que contava a história de um personagem bíblico principal, na nova novela serão temporadas. Pode ser que uma história principal seja uma temporada e pode ser que uma história principal sejam várias temporadas. Vai depender do tamanho da história.”

Um exemplo citado por Raphaela para reforçar a questão do tamanho das temporadas e quantas cada história bíblica poderá ter está relacionado aos personagens Saul e Davi. “A história de Davi é muito longa e a de Saul também, porque ela acontece no início sozinha e depois paralelamente com a de Davi. Então, tudo depende de em qual ponto decidimos terminar uma temporada e iniciar outra.”

Por essa razão, Reis pode ultrapassar Gênesis em termos de duração. Enquanto a trama que abordou o início de tudo teve sete fases que englobavam sete histórias principais, a nova produção contará com muitas histórias, começando pela do profeta Samuel, quando Israel não tinha ainda um rei, seguido de Saul, que foi consagrado governante da nação. Depois dele ainda vieram muitos reis, como Salomão, e vale lembrar que, após o reinado dele, Israel foi dividido em reino de Israel e reino de Judá, ou seja, dois reis reinando paralelamente em lugares diferentes.

Apesar dos núcleos serem reduzidos em cada história, o número de atores ainda não foi definido e pode ou não ultrapassar o de Gênesis. “Se seguíssemos o formato de novela, superaria com certeza, mas como não estamos fazendo fielmente o formato, mas procurando fazer o de série, pode ser que o número de atores seja igual ou não”, pondera a autora.

Outros dois aspectos que caracterizarão a “pegada de série” é a agilidade com que as histórias serão contadas e a forma como estão sendo filmadas. Ao contrário do que se vê nas novelas, Reis terá cenários mais fiéis aos da época. Enquanto a estreia não acontece, acompanhe no site recordtv.r7.com/reis e na Folha Universal.


Reis: é novela  ou é série?
  • Núbia Onara / Foto: Edu Moraes 


reportar erro