Reis: é novela ou é série?

Inovando mais uma vez, a Record TV vai contar a saga dos reis de Israel de uma forma como você nunca viu

Imagem de capa - Reis: é novela  ou é série?

Um povo que era guiado pelo Próprio Deus e, por isso, não precisava ser governado por nenhum homem. Um dia, porém, ele viu que as outras nações tinham um rei e quis ser como elas. Essa é a história da nação de Israel que será contada em Reis, nova superprodução da Record TV, ainda sem previsão de estreia. Baseada nos livros bíblicos de I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares, que relatam a história dos reis que guiaram o povo de Israel, a trama é escrita por Raphaela Castro e tem direção-geral do argentino Juan Pablo Pires.

Um dos grandes diferenciais de Reis, como conta a autora em entrevista à Folha Universal, é o fato da produção ser uma novela, mas com “pegada de série” e uma das mais longas da emissora. “É uma coisa inovadora que a Record está fazendo. Ela já inovou em Gênesis, fazendo uma história que tinha várias fases, e Reis é um upgrade (atualização) de Gênesis porque, além de ser algo parecido, com o que a gente chamou de “fase”, que contava a história de um personagem bíblico principal, na nova novela serão temporadas. Pode ser que uma história principal seja uma temporada e pode ser que uma história principal sejam várias temporadas. Vai depender do tamanho da história.”

Um exemplo citado por Raphaela para reforçar a questão do tamanho das temporadas e quantas cada história bíblica poderá ter está relacionado aos personagens Saul e Davi. “A história de Davi é muito longa e a de Saul também, porque ela acontece no início sozinha e depois paralelamente com a de Davi. Então, tudo depende de em qual ponto decidimos terminar uma temporada e iniciar outra.”

Por essa razão, Reis pode ultrapassar Gênesis em termos de duração. Enquanto a trama que abordou o início de tudo teve sete fases que englobavam sete histórias principais, a nova produção contará com muitas histórias, começando pela do profeta Samuel, quando Israel não tinha ainda um rei, seguido de Saul, que foi consagrado governante da nação. Depois dele ainda vieram muitos reis, como Salomão, e vale lembrar que, após o reinado dele, Israel foi dividido em reino de Israel e reino de Judá, ou seja, dois reis reinando paralelamente em lugares diferentes.

Apesar dos núcleos serem reduzidos em cada história, o número de atores ainda não foi definido e pode ou não ultrapassar o de Gênesis. “Se seguíssemos o formato de novela, superaria com certeza, mas como não estamos fazendo fielmente o formato, mas procurando fazer o de série, pode ser que o número de atores seja igual ou não”, pondera a autora.

Outros dois aspectos que caracterizarão a “pegada de série” é a agilidade com que as histórias serão contadas e a forma como estão sendo filmadas. Ao contrário do que se vê nas novelas, Reis terá cenários mais fiéis aos da época. Enquanto a estreia não acontece, acompanhe no site recordtv.r7.com/reis e na Folha Universal.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Edu Moraes