Reino de Deus: mesmo com o caminho estreito, a porta está aberta

Confira a meditação matinal do Bispo Macedo e fortaleça a sua fé

Imagem de capa - Reino de Deus: mesmo com o caminho estreito, a porta está aberta

Na meditação matinal de segunda-feira (5), o Bispo Edir Macedo falou sobre o Reino de Deus e destacou que tudo o que está escrito na Palavra de Deus irá se cumprir — gostemos ou não, queiramos ou não. Por isso, é essencial buscar entendimento e direção do Altíssimo para viver de acordo com a Sua vontade.

Se aprofunde no assunto

Ao refletir sobre o assunto, o Bispo conduziu a atenção para Mateus 6, quando Jesus ensina sobre a oração. Assim, Ele mostra que devemos apresentar nossas necessidades e lutas diante do Pai.

Jesus orienta: “Quando orardes, entra no teu quarto, fecha a porta e, em secreto, ora ao teu Pai”. Segundo o Bispo, fechar a porta significa se desvencilhar do mundo, deixar os pensamentos fúteis de lado e falar com Deus em secreto — porque, então, Ele recompensará.

Primeiro: “Santificado seja o Teu nome”

Ao explicar o início da oração, o Bispo destacou:

“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.”

O primeiro pedido não é por coisas materiais, mas para que o nome de Deus seja santificado, exaltado, reconhecido e engrandecido. Assim, quando o Reino de Deus vem sobre nós — por meio do Espírito Santo — passamos a viver de maneira que glorifica o nome dEle.

Em seguida, Jesus ensina:

“Venha o teu Reino.”

De acordo com o Bispo, enquanto Deus não reinar dentro de nós, não é possível viver a Sua vontade. E isso acontece quando a pessoa recebe o Espírito Santo. Sem Ele, a pessoa não deseja o Reino de Deus, porque dentro dela ainda não está o Rei.

Por isso, o Bispo reforça:

“É imperiosa a necessidade do batismo com o Espírito Santo… porque sem o Espírito Santo não há como entrar no Reino de Deus.”

Além disso, ele lembrou o que Jesus disse: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33) Em outras palavras, teremos tudo o que precisamos, mas a prioridade deve ser o Reino de Deus.

Reino de Deus x reino deste mundo

O Bispo explicou que o Reino de Deus é espiritual — assim como o reino das trevas também é. O diabo trabalha, promove guerras, vícios, destruição e separações. Quem vive no reino deste mundo está sujeito a essas ações porque está fora do Reino de Deus.

Por outro lado:

“O Reino de Deus é paz, é justiça, é alegria, é amor, é perdão.”

E, portanto, quem entra nesse Reino aprende a obedecer, a perdoar e a viver na disciplina de Deus — inclusive honra os pais, mesmo quando não foram perfeitos.

A decisão é pessoal

“Você já está no reino das trevas. Para entrar no Reino de Deus, tem que receber o Espírito Santo. Não tem outra opção.”

Embora o caminho seja estreito, a porta continua aberta. Assim, quem usa a fé inteligente, pensa, raciocina e escolhe obedecer, encontra forças em Deus para vencer as batalhas diárias.

Como orar com entendimento

Ao concluir, o Bispo retomou o início da oração:

“Pai nosso que estás nos céus… santificado seja o teu nome.”

Ele explica que para santificar o nome de Jesus em nossa vida, precisamos entrar no Reino dEle e lutar contra o reino do coração e deste mundo, buscando o Espírito Santo e colocando a alma em primeiro lugar.

Por fim, o Bispo lembrou:

“O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.”

E anunciou que continuará meditando sobre esse tema nos próximos dias, a fim de fortalecer a fé de todos que desejam viver a vontade de Deus.

 

imagem do author
Colaborador

Cinthia Meibach / Fotos: Istock