Razão ou emoção: qual tem prevalecido em seu relacionamento?

Renato e Cristiane Cardoso abordaram o tema durante a palestra da Terapia do Amor, realizada no Templo de Salomão

Imagem de capa - Razão ou emoção: qual tem prevalecido em seu relacionamento?

Você tem usado a razão ou a emoção para conduzir o seu relacionamento? O tema foi abordado pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane, durante a 5ª fase do Curso da Reconstrução do Eu 2.0, na palestra da Terapia do Amor.

O que está acontecendo:

Muitos casais passam anos apontando falhas um no outro e tentando mudar o parceiro, no entanto, esse é um tipo de comportamento inútil, que acaba comprometendo qualquer relacionamento.

Problemas de relacionamento não são solucionados usando a emoção. Ao longo de uma relação é possível que haja momentos de desentendimentos. Porém, abrir mão das próprias vontades e se sacrificar, a fim de ver o companheiro feliz, pode evitar o enfraquecimento da vida a dois.

O que eles disseram:
  • Razão e emoção são os dois lados que Deus nos dá para conduzir o nosso relacionamento.
  • Deus nos deu a emoção como fonte de energia para não sermos robôs, mas para termos humor e humanidade. A emoção e a razão têm o seu lugar, e você não deve misturar essas duas coisas, e muito menos trocá-las de lugar.
  • A primeira coisa que temos que entender é separar a emoção da razão, pois a emoção é a ferramenta errada para resolver problemas.
  • Quando você conduz a sua vida amorosa pelos sentimentos, pelo seu coração, então, você passa a ter problemas, e também a fracassar em resolver estes problemas.
  • Entenda: não há como resolver problemas de relacionamento usando o coração, o sentimento, as emoções… Mas, sim, usando a cabeça, a razão!
Entenda mais:

Cristiane reiterou que uma das razões pelas quais as pessoas agem pela emoção e não pela razão é que elas tentam justificar seus defeitos e manias. Na ocasião, ela relembrou o problema que viveu durante muito tempo em seu casamento.

“A gente achava que tinha uma razão. Como o Renato contou: ele pensava que tinha esse problema, porque eu causava isso nele! E eu ficava no pé dele, pedia atenção… [Porém], é na razão que se entende o problema e se resolve. Além disso, a razão nos ajuda a lidar com os sentimentos…”, enfatizou.

Aprenda mais:
Terapia do Amor:

Se quiser aprender mais a respeito desse e outros assuntos relacionados à “Reconstrução do Eu”, não perca o próximo encontro, na quinta-feira (08/06), quando acontecerá, também, a primeira celebração de casamentos de 2023. Não perca! Esteja conosco.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: iStock