Rainha de Sabá: a estrangeira que marcou a história de Salomão

Nova temporada de Reis, na Record, exibe personagem cheia de mistérios e que vai chamar a atenção do rei de Israel pelo seu interesse em conhecer a DeusNova temporada de Reis, na Record, exibe personagem cheia de mistérios e que vai chamar a atenção do rei de Israel pelo seu interesse em conhecer a Deus

Imagem de capa - Rainha de Sabá: a estrangeira que marcou a história de Salomão

Depois de cinco meses de expectativa, chega amanhã, dia 22, à tela da Record, a décima temporada da série Reis, intitulada A Decadência. Desde a primeira fase, a superprodução tem contado a história de Israel e mostrado ao público os erros e acertos daqueles que lideraram a nação e trouxeram inúmeras lições sobre a fé e o relacionamento com Deus. Nesta nova etapa não será diferente.

Como o próprio nome sugere, Reis – A Decadência vai marcar o ponto de virada na história de Salomão. Ele seguiu os passos de seu pai, Davi, e se casou com muitas mulheres, porém se posicionou contra a orientação de Deus. O Criador já tinha instruído os filhos de Israel para que não se unissem a estrangeiras, como descrito em 1 Reis 11.2: “de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses”.

Salomão, contudo, fez sua própria vontade, como podemos ler em 1 Reis 11.1: “amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias”. Esse caminho de satisfação de seus próprios desejos, custou a Salomão um alto preço.

“Veremos nesta temporada a decadência de Israel, a de Salomão e a de muitas pessoas que se envolveram com as práticas religiosas que vieram com as mulheres estrangeiras”, afirmou a autora da série, Cristiane Cardoso.

Uma dessas mulheres vai fazer a diferença em toda essa história: a rainha de Sabá. “Ela mexe com Salomão de uma forma diferente. Apesar dela ser estrangeira, ela não é como as outras esposas dele. Ela se impressiona muito com o Deus dele, ela se interessa por seus escritos, pela fé e quer muito conhecer a Deus e isso chama a atenção de Salomão.”

Segundo Cristiane, a aproximação dos dois acontecerá depois que o rei se aproximar de seu filho Roboão, que passa a divulgar os escritos do pai e a enviar pergaminhos para todas as nações. Um desses documentos chega às mãos da rainha de Sabá e ela fica curiosa para conhecer aquele homem que escreve com tanta sabedoria. “Ela sai da África, passa meses viajando e com uma comitiva enorme chega a Israel com vários presentes para o rei”, comenta a autora.

Essa atitude, segundo Cristiane, foi algo muito importante que ocorreu no reinado de Salomão que, inclusive, foi citado por Jesus, em Mateus 12.42: “A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão”.

Cristiane complementa explicando que não era comum que um chefe de Estado que ocupasse um trono real fizesse uma visita sem ter sido convidado: “até a vinda da rainha de Sabá, apenas os servos dos reis iam até Jerusalém conhecer a sabedoria de Salomão, pois um rei ir até Salomão seria humilhante”. A rainha de Sabá, entretanto, mudou essa perspectiva. Apesar de todos os reinos desejarem a presença dela, ela não tinha o costume de ir a nenhum deles, mas quando ouviu falar de Salomão agiu diferente e foi visitá-lo, mesmo sem ter sido convidada. “Ele fica muito honrado com a vinda da rainha e ela fica maravilhada com tudo que acontece ali. A Bíblia relata que Salomão fez tudo por ela e tudo que ela lhe pediu ele deu”, diz Cristiane.

Um novo romance no ar?
Além de bela, a rainha de Sabá também apresentará características que demonstrarão o seu valor, como inteligência, elegância e discrição. O público, porém, terá que conter a curiosidade por alguns episódios. “Ela será a personagem que vamos manter em segredo. Vamos vê-la de costas e ouvir sua voz, mas não veremos o seu rosto, porque queremos dar a ela esse destaque. Nós só vamos ver o rosto da rainha de Sabá quando Salomão o vir”, declara.

Tanto suspense deve tirar o fôlego dos telespectadores, que podem esperar pelo envolvimento entre os dois. Apesar da Bíblia não retratar claramente se houve ou não um relacionamento entre Salomão e a rainha de Sabá, muitas lendas afirmam que eles até tiveram um filho. “Até hoje temos judeus etíopes que falam que são descendentes de Salomão. Não existe nenhuma prova disso, mas, como a Bíblia fala que ele fez tudo por ela, eu não duvidaria. Ele teve mil mulheres, então por que não?”, provoca Cristiane.

Sem mais spoilers, agora é só esperar pelos próximos acontecimentos dessa história cheia de ensinamentos e reviravoltas. Não perca a nova temporada de Reis, de segunda a sexta-feira, às 21 horas, na Record, com transmissão ao vivo pelo Univer Vídeo. Inclusive,
depois da exibição, os assinantes poderão assistir aos episódios a qualquer momento. Para ter acesso a eles, baixe o aplicativo ou acesse univervideo.com.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Fotos: JPSFREITAS / REPRODUÇÃO