“Quero mudar, mas não consigo”. Então, duas coisas faltam a você

Imagem de capa - “Quero mudar, mas não consigo”. Então, duas coisas faltam a você

“Eu quero, mas não consigo deixar para trás as coisas erradas. Até mudo por dois dias, mas volto a ser como era ou a fazer tudo o que fazia. Eu vejo outras pessoas darem depoimentos de transformação e me pergunto ‘o que está faltando para mim’?”

Na lei da física, para que você mova um objeto, um corpo ou uma massa tem que aplicar mais força do que o peso deles. Por exemplo: se você vai mover uma cadeira de 10 kg, terá que aplicar pelo menos 10,1 kg de força nela. Na rua, quando o carro para porque quebra, são necessários três ou quatro homens para mover o carro, colocando nele uma força maior do que o peso dele. Da mesma forma é na vida: em tudo que você quer mudar de lugar e tirar do seu estado atual, é necessário que coloque mais força.

Aí está a razão para que a sua vida mude só por alguns dias: você não está fazendo uma força maior do que a do problema. Então, faltam duas atitudes a você para que consiga mudar: a primeira é que você deixe o raciocínio falho de que não consegue. A Palavra de Deus diz: “Não sobreveio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10.13). Então, se você quer deixar de mentir, por exemplo, você vai conseguir, porque a Palavra de Deus garante isso. Contudo você se convence de que é difícil mudar e nem tenta. Então, a primeira coisa que você deve fazer é mudar sua forma de pensar.

A segunda tem referência em Hebreus 12.4: “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado”. Sabemos que sangue é vida, então, para vencer o pecado é preciso colocar a força que custe seu sangue. Lembre-se que o combate contra o pecado exige derramamento de sangue. Deus quer que você faça um esforço e negue as suas vontades para que vença as tentações. É como ouvimos de pessoas que contaram suas histórias de sucesso: houve sacrifício por parte delas.

Isso quer dizer que você não muda porque não quer derramar sangue, não quer se esforçar e não vai até o seu limite. Pense em uma mulher grávida dando à luz: ela grita de dor, mas sabe que, se não passar por aquela dor, a criança e até ela podem morrer. Então, ela ignora toda a dor e a criança nasce. Tem que ser assim com você também: negue sua vontade em prol do que você quer mudar. É só colocar toda a sua força.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso - Foto: Getty Images