Quer ser feliz no casamento? Então, “separe-se”!

Mensagem da Terapia do Amor ensina que separar-se de hábitos, vícios e do próprio ego é essencial para um casamento duradouro

Imagem de capa - Quer ser feliz no casamento? Então, “separe-se”!

Embora pareça contraditório à primeira vista, o Bispo Renato Cardoso afirmou, durante a palestra da Terapia do Amor, que “para ser feliz no casamento é preciso se separar”. Mas, como ele mesmo explicou, essa separação não tem nada a ver com romper com o cônjuge — e sim com tudo aquilo que atrapalha a relação a dois.

  • “Jesus disse que veio para causar divisão: entre os que O querem e os que não querem, entre o que é de Deus e o que não é. Da mesma forma, o casamento feliz precisa passar por separações”, disse o Bispo.

Para um casamento feliz, separações são necessárias

Durante a mensagem, ele e sua esposa, Cristiane Cardoso, destacaram que o casamento começa com uma separação fundamental: a do homem e da mulher em relação à sua família de origem.

  • “Deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne”, lembrou o Bispo, citando Gênesis 2.24. “Isso não significa cortar laços afetivos, mas estabelecer novas prioridades. Agora, a família é o casal. Os pais se tornam parentes. Se o casal não entende isso, surgem conflitos como o clássico problema entre sogra e nora”, exemplificou.

E não para por aí. Segundo eles, há também a separação da vida de solteiro: certos hábitos, amizades e rotinas precisam ser deixados de lado para dar lugar a uma nova fase.

  • “Casar é compartilhar. Você vai ter que dividir tempo, espaço, dinheiro, planos… Vai ter que sacrificar. E o mundo não ensina isso. O mundo diz: ‘Não mude, seja você mesmo’, mas essa ideia é responsável por muitos casamentos fracassados”, alertou Cristiane.

O seu jeito pode estar separando vocês

O casal também alertou que, muitas vezes, o maior inimigo do casamento é o próprio comportamento da pessoa. Há maridos e esposas que insistem em manter o “jeito de ser”, mesmo quando ele está prejudicando o relacionamento.

  • “Eu precisei me divorciar do meu jeito para salvar meu casamento”, contou o Bispo Renato. “Ou eu mudava, ou perdia a Cristiane. E eu percebi que gostava mais dela do que do meu jeito”, confessou.

Cristiane reforçou com um exemplo prático: o impasse sobre a luz acesa à noite.

  • “Todo sábado à noite era uma briga porque ele queria ler a Bíblia na cama e eu queria dormir. Até que ele me perguntou: ‘Por que tem que ser do seu jeito?’ Eu entendi que precisava ceder e nos ajustamos. Foi um pequeno sacrifício que tirou um grande incômodo”, relatou.

Casamento: Tudo o que não une, separa

Durante a palestra, ficou claro que tudo aquilo que não contribui para a união do casal tem o poder de separá-los: hobbies, amizades, comportamentos, vícios, redes sociais e até o famoso “contatinho”.

  • “Você precisa decidir: ou você se separa dessas coisas que estão separando vocês, ou essas coisas vão separar vocês dois”, alertou o Bispo.

Eles explicaram ainda que o casamento não é sobre perder a identidade, mas sim sobre se tornar alguém melhor.

  • “Não é deixar de ser você. É deixar de ser um ‘você’ que machuca, que causa desequilíbrio, que não respeita, que insiste em ter sempre razão. É se tornar alguém mais maduro, equilibrado, preparado para viver uma parceria verdadeira”, disse Cristiane.

Casamento: um compromisso que traz paz

Por fim, o Bispo Renato comparou o casamento com a aliança que o ser humano faz com Deus.

  • “Quando eu me casei com a Cristiane, eu estava dizendo com minha vida: ‘Eu vou cuidar de você, para o que der e vier’. Isso traz segurança. E o casamento com Deus é assim também. Se você se separa das coisas que te afastam dEle, Ele cuida de você”, concluiu.

Assim como no casamento, o relacionamento com Deus exige renúncia, sacrifício e separação da velha vida. Mas, em troca, oferece paz, perdão e a certeza de que Ele está comprometido com você.

Participe da Terapia do Amor e tenha um casamento feliz

Se você quer aprender a se separar daquilo que tem te afastado de uma vida a dois realizada e aprender a construir um casamento sólido e feliz, participe da Terapia do Amor, todas as quintas-feiras no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você.

Porque, às vezes, para se unir de verdade, é preciso antes… se separar!

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Reprodução e iStock