Quer gerar renda, mas não sabe como começar?

Mulheres que dependem financeiramente do companheiro também podem começar um negócio do zero. Saiba como

Imagem de capa - Quer gerar renda, mas  não sabe como começar?

A dependência financeira do companheiro é uma realidade para muitas brasileiras. Isso pode se transformar em um problema sério quando o marido perde o trabalho, morre ou em casos de separação. A situação também pode ser dramática para mulheres vítimas de violência doméstica, pois algumas não denunciam os agressores por causa da falta de recursos para se manter.

Muitas mulheres desejam começar a gerar a própria renda, mas esbarram em pelo menos dois obstáculos: a falta de capacitação e de experiência no mercado de trabalho. Apesar disso, é possível mudar esse quadro.

“A maioria das mulheres que sofre violência não tem nenhuma formação. Elas dedicaram suas vidas a cuidar da casa e dos filhos e acham que não sabem fazer nada”, avalia Sueli Plácido, responsável pelo projeto social do Raabe, grupo que oferece apoio a mulheres. Ela afirma que a baixa autoestima impede muitas mulheres de enxergar as próprias habilidades. “Toda mulher tem um talento dentro de si, mas muitas estão com a autoestima abalada. A violência doméstica, por exemplo, neutraliza o talento da mulher. Nosso trabalho é resgatar a autoestima dela e mostrar que é possível mudar com autoconhecimento”, explica Sueli, referindo-se a um curso de empreendedorismo que o grupo está oferecendo a mulheres vítimas de violência na cidade de São Paulo.

Dá para começar do zero?
Toda mulher pode começar a gerar renda com os recursos que já tem. É o que afirma Sandra Oliveira Gonçalves, (foto abaixo) educadora social no Instituto Bem Maior, instituição que oferece cursos de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O primeiro passo é decidir começar. Muitas pessoas até querem começar algo, mas pensam demais e nunca fazem nada. É melhor você começar rápido e pensar depois. Você acha que consegue fazer algo hoje? Então comece hoje”, diz.

custos, clientes, canais, contas, conhecimento

Com base no método effectuation, desenvolvido pela indiana Saras Sarasvathy, Sandra afirma que é possível iniciar um pequeno negócio do zero. Para isso, é importante avaliar a própria história, habilidades e redes de contatos. “Se você tem recursos para vender churrasquinho, por exemplo, comece só com uma variedade e defina o valor que você pode perder caso o negócio dê errado. Assim, você vai ter a oportunidade de testar a ideia, ganhar experiência e errar sem perder muito dinheiro”, diz. Outro ponto é aprender a controlar os imprevistos que surgem pelo caminho. “É preciso ser flexível para reverter os obstáculos a seu favor, ou seja, fazer do limão uma limonada.”

O Instituto Bem Maior oferece vários cursos gratuitos em São Paulo, como corte e costura, ajustes e reparos de roupas, assistente de cabeleireiro, manicure, maquiagem, depilação e designer de sobrancelhas. “Nós do Instituto procuramos levar às mulheres ações positivas em busca do crescimento e da independência financeira. Assim faremos com que as mulheres tenham cada vez mais condição de crescimento pessoal e também aprendam a empreender”, afirma o coordenador do Instituto Bem Maior, Jeronimo Alves.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Fotos: Getty Images e Divulgação