“Quem vive o que prega só tem a ganhar”

Em Reis, o profeta Natan e sua esposa, Naava, ilustram bem como conduzir da maneira correta um relacionamento a dois desde o início da união

Imagem de capa - “Quem vive o que prega só tem a ganhar”

Cada pessoa tem uma versão sobre o que seria o casamento ideal, mas a maioria se frustra. Alguns limitam o sonho à celebração da união e outros colocam todas as expectativas no cônjuge, mas manter uma relação a dois ultrapassa as duas concepções. O casamento e a família são instituições criadas por Deus. Ele foi o Arquiteto que pensou em cada detalhe e, antes dos futuros cônjuges se tornarem uma só carne, cada um precisa estar completo.

Parece, para alguns, difícil colocar esse conceito em prática, mas, para os telespectadores da série Reis, da Record TV, o casamento do profeta Natan (Felipe Cunha/Lúcio Fernandes) com Naava (Grazi Schmitt/Fabíola Penã) é um excelente exemplo do tipo de aliança que Deus estabeleceu para os homens. A história do casal continua na atual temporada da trama, chamada A Consequência.

O profeta é um personagem fundamental na história. “A construção desse personagem tão importante aconteceu desde a época da escola de profetas que Samuel conduzia, quando Saul ainda era rei. Inserimos Natan ali como alguém que foi discipulado por outro profeta, que também foi muito usado por Deus em sua época. Suas principais características são espirituais, obviamente. Deus usou Natan para falar com Davi, o que significa dizer que ele tinha intimidade com Deus para, então, ser um instrumento dEle para ajudar o rei”, destaca a autora da série, Cristiane Cardoso.

O principal papel de Natan era prestar auxílio espiritual ao rei Davi (Cirillo Luna/Petrônio Gontijo) ao transmitir a ele as mensagens de Deus em vários momentos, como quando Davi teve o desejo de construir o templo, quando o rei se afastou de Deus por conta do pecado, para levar Davi ao arrependimento sincero e alertá-lo sobre as consequências que ele enfrentaria e quando Salomão nasce e Deus revela que ele fora escolhido para ser o próximo rei de Israel. Para isso, a autora decidiu incluir um detalhe significativo à história de Natan: “um casamento sólido ao lado de uma mulher também temente a Deus”.

A mulher de Provérbios
A mulher criada a partir de uma licença poética é Naava. A inspiração para construir essa personagem tão singular foi a mulher virtuosa descrita em Provérbios 31, capítulo da Bíblia que não foi escrito nem por Naava nem por Natan, mas por Salomão. Cristiane antecipa que esse é um mistério que só quem assistir às próximas temporadas de Reis vai entender e que a esposa do profeta personifica essa mulher cujos valores são atemporais. “Ela é sábia e espiritual e, por isso, ajuda as mulheres com o que sabe, mas não é só isso. Ela é boa esposa e sua reputação reforça a do grande profeta Natan, mostrando, assim, que não é o empoderamento de uma mulher que a engrandece, mas seu exemplo”, diz.

Com dois personagens tão singulares, tementes a Deus e dispostos a serem usados por Ele, essa união não poderia ser diferente. Em Provérbios 18.22 lemos que “aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor” e isso fica evidente no casamento de Natan e Naava, o que revela que o caráter, os princípios e os valores falam mais alto do que o dinheiro, o poder ou a fama.

O casal mostra que ser temente a Deus e seguir Seus princípios e valores pavimentam o caminho para um casamento que testemunhe a grandeza dessa aliança idealizada, planejada, estabelecida e sustentada pelo Senhor. E, sempre que o profeta e sua esposa se dispõem a orientar alguém, antes, eles mesmos seguem tais conselhos. “Quem vive o que prega só tem a ganhar. Quem não vive, só ensina mesmo. Natan e Naava ensinam porque vivem a fé e por isso acabam sendo um exemplo para todo Israel, algo que nem o rei pôde ser no quesito familiar”, enfatiza a autora.

Próximos episódios
Enquanto Davi lida com as consequências de seu pecado, o profeta Natan continuará bem ativo na vida do rei até o fim de seu reinado. Natan também será fundamental para que a Vontade de Deus se cumpra em Israel, impedindo que o reino seja usurpado e que uma rebelião aconteça ao usar sua influência para lembrar que o próximo rei escolhido por Deus foi Salomão, filho de Bateseba (Anna Lima). Então, não perca a série Reis, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21 horas, na Record TV, e na plataforma Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Ulisses Netto, Leandro Márcio, Vinicius Muhammaad