Quem piorou tanto a educação no país?

Brasil ocupa o 23º pior lugar em ranking mundial de ensino

Imagem de capa - Quem piorou tanto a educação no país?

O resultado do Pisa 2018 causou alarme em parte da população brasileira. Embora todos saibam que a Educação no Brasil é falha e tem muito a melhorar, poucos esperavam que o país ocupasse uma posição tão baixa no ranking mundial.

Entre os 79 países participantes da prova, o Brasil ocupa a 57ª posição em qualidade educacional. O exame foi aplicado em mais de 600 mil estudantes no início de 2018 e mede o conhecimento em Leitura, Matemática e Ciências.

De acordo com os resultados, apenas 2% dos estudantes brasileiros estão acima do nível adequado de leitura. Em Matemática, quase 70% dos estudantes estão no pior nível de proficiência. Em Ciências, 55% desconhecem fatos científicos básicos.

Esta foi a 7ª edição do Pisa em que o Brasil participou (sendo que na primeira, em 2000, o país mediu apenas no conhecimento em Leitura). Nestes 19 anos, praticamente não evoluímos.

Estagnados na História

Quando os resultados da prova de 2015 foram divulgados, o então ministro da Educação Mendonça Filho classificou a situação como “tragédia”. Agora, ao recebermos o resultado da prova de 2018, o ministro Abraham Weintraub volta a utilizar a palavra “tragédia”. Isso mostra que o Brasil está, de fato, preso na péssima qualidade de ensino.

Todavia, o país não está estagnado há apenas três anos. Já são sete provas aplicadas com praticamente nenhuma evolução, como mostra o gráfico abaixo:

educação

De acordo com Weintraub, essa estagnação é culpa do governo petista ocorrido entre 2003 e 2015:

“O Pisa foi feito no primeiro semestre de 2018. Portanto, não tem nada a ver com o governo Bolsonaro. Nem com o Temer”, afirmou. “A culpa dos resultados é do PT.”

Legado petista

De fato, a maioria da vida estudantil de quem realizou a prova aconteceu durante a gestão petista. O Partido dos Trabalhadores não cumpriu as metas estabelecidas durante o governo em relação à Educação. Entre os compromissos assumidos pelo Governo estavam a erradicação do analfabetismo até 2024 – o que não deve acontecer.

Ademais, os presidentes Lula e Dilma prometeram o aumento da valorização do professor. O que, certamente, não ocorreu.

Os antigos chefes de Estado também garantiram a ampliação no investimento em Educação. Investimento este congelado em 2016 pelo, então, presidente Temer.

Ainda que o Pisa meça conhecimentos adquiridos em escolas municipais e estaduais – não federais – é dever do Estado organizar e fornecer educação de qualidade para todos. E este é outro objetivo que não está sendo cumprido.

O Pisa provou que, no Brasil, poucos têm acesso ao ensino de qualidade. Enquanto a maioria recebe péssima educação.

Caso fossem levados em conta apenas os resultados das escolas particulares brasileiras, ocuparíamos a 5ª melhor posição no ranking geral, atrás apenas de PXJG*, Singapura, Macau** e Hong Kong **.

A diferença de pontuação entre estudantes de alta renda e estudantes de baixa renda foi de 97 pontos. Treze pontos a mais do que em 2009.

Isso comprova que o Brasil é um país desigual hoje, assim como será no futuro próximo. Afinal, somente a Educação é capaz de gerar crescimento individual e coletivo.

De olho no futuro

É necessário que o país saia da estagnação e volte a investir na Educação. Como já foi comprovado pelo economista vencedor do Nobel Theodore Schultz, a única maneira de aumentar a riqueza de uma nação – a curto, médio e longo prazo – é investindo em Educação.

O Governo Bolsonaro já realizou diversas mudanças no Ensino. Weintraub ainda prometeu mais vagas para creches e pré-escolas em 2020. Também afirmou que o Governo está “em reuniões para mudar esse cenário e começamos a aplicar isso no Brasil inteiro via internet. Estamos conectando as escolas públicas do país.

O próximo Pisa será aplicado em 2021, com resultados divulgados em 2022. Aí então saberemos se as diretrizes do novo governo foram eficazes.

* PXJG é a área formada por Pequim, Xangai, Jiangsu e Guangdong, na China, que foi avaliada separadamente devido situação política no país.

** Macau e Hong Kong são territórios autônomos localizados na China.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images